O Volkswagen Tera, revelado no começo de março no Carnaval do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí, apareceu pela primeira vez ao público na versão High, topo de linha, mas um flagra recente em Ubatuba, no litoral de São Paulo, mostra como deve ser a variante de entrada.
O SUV de entrada, que vai brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian, desfilou na versão High, com pacote Outfit. Porém o modelo terá cinco versões no total: a 1.0 MPI aspirada (84 cv), a 1.0 TSI manual (116 cv), a 1.0 TSI automática, a Comfort e a High topo de linha. Só que, até então, só a High tinha dado as caras oficialmente.
Nesta terça-feira (11), o perfil Placa Verde no Instagram divulgou fotos do Tera sem camuflagem, rodando em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Aparentemente a versão é a de entrada com motor 1.0 MPI aspirado de três cilindros que gera 77/84 cv e 9,6/10,3 kgfm de torque (gasolina/etanol), que deve chegar na casa dos R$ 100 mil.
Na dianteira, o Tera básico mantém os faróis em LED, com a mesma assinatura luminosa da versão topo de linha, e o filete cromado ligando os faróis. A grade e o para-choque parecem idênticos, sem grandes cortes visíveis. Nas laterais, a mudança mais gritante está nas rodas: saem as de liga leve de 17 polegadas da High e entram calotas escurecidas de 15”, iguais às do Polo Track.
As maçanetas não serão pintadas na cor da carroceria, ou seja, será preto fosco como o Polo Track. Na traseira, o conjunto de lanternas LED segue igual, com a mesma assinatura luminosa e a barra horizontal conectando as luzes, sem alterações aparentes.
Por fora, as diferenças são sutis, mas o interior deve ser o grande divisor de águas. Na versão High, o Tera vem com a multimídia VW Play, painel digital de 10,25 polegadas e acabamento mais caprichado, com couro sintético nos bancos.
Já o modelo MPI de entrada, pelo preço, irá trazer um painel mais simples, como um possível analógico como no Polo Track, além de uma central multimídia básica e materiais menos sofisticados. Ainda não há nada confirmado, mas o corte de custos para chegar nos R$ 100 mil vai aparecer mais dentro do que fora.
O Tera é parte de um plano ambicioso da Volkswagen para emplacar 16 novidades no Brasil até 2028, e o SUV compacto quer ajudar a montadora alemã no Brasil. O projeto é tão ambicioso que a Volkswagen já estuda levar o Tera para a Europa com outro nome.
Com produção em Taubaté (SP), é esperado que o Tera tenha versões na faixa entre R$ 100 mil e R$ 135 mil.
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