O meio automotivo é repleto de particularidades conforme as necessidades de cada mercado. No Brasil, por exemplo, temos os carros flex, o que muitas vezes obriga fabricantes a adaptarem seus motores. Por muitos anos continuamos comprando Fuscas, enquanto a produção na Europa já havia terminado. No Irã, o mesmo acontece com modelos da Peugeot, e o 207 encerrou 2024 como líder de vendas.
O mercado iraniano é marcado por suas particularidades e o sucesso do 207 e outros carros da marca francesa chamam a atenção. O 207 iraniano é o mesmo 207 que foi produzido no Brasil entre 2006 e 2014, que nada mais era do que o 206 reestilizado. De grosso modo, seria dizer que o mercado iraniano ainda vende um carro que nasceu em 1998.
Segundo o perfil Car Industry Analysis do Instagram, o Peugeot 207 foi o modelo mais vendido no mercado iraniano com 137,5 mil unidades emplacadas. Outro Peugeot de destaque foi o Pars, que nada mais é do que um 405, originalmente lançado em 1987, atualizado e rebatizado de Pars.
O modelo segue sendo comercializado em países como Azerbaijão, Senegal e Iraque, onde a própria Peugeot teve sucesso no passado. O Pars chegou inclusive a ter derivações como a picape Arisun.
Os modelos de origem Peugeot eram produzidos pela Iran Khodro (IKCO), uma das principais fabricantes de veículos do Irã, que possui capacidade para produzir cerca de 600 mil veículos por ano. A participação da Peugeot por lá era tão significativa que havia até uma Joint-Venture com a IKCO, batizada de IKAP (Iran Khodro Automobiles Peugeot), mas desde 2018 não há mais presença oficial dos franceses no Irã.
Atualmente, não há registros da relação entre Peugeot e IKCO, mas o Pars e o 207 seguem em produção. A modernização da frota local também passa pela Peugeot, uma vez que a IKCO comprou os direitos de produzir a plataforma do SUV 2008, aplicada hoje no IKCO Reera.
Entretanto, não há restrições por parte da, por exemplo, que ganha espaço no mercado local por meio de exportação.
A indústria iraniana também produz outros carros baseados em modelos de outras marcas. Vale destacar os modelos da Saipa: Quik e Saina, que são baseados no Kia Pride, produzido inicialmente na década de 80.
Outro modelo de sucesso por lá é o Saipa Zamyad Z24, que nada mais é do que uma picape Nissan Junior, originalmente vendida entre 1970 e 1982.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!