O Chevrolet Tracker está prestes a ganhar cara nova em 2025, e a GM já está se mexendo para não deixar ele para trás dos rivais. Desde o lançamento da terceira geração em 2020, o modelo não teve nenhum facelift de peso, só ajustes leves em algumas versões, enquanto concorrentes como Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade e Hyundai Creta já se atualizaram.
Flagrado pelo perfil Placa Verde no Instagram, o Tracker 2026 mostra que vem aí uma dianteira redesenhada e, principalmente, como esperado, um interior repaginado, bem parecido com o que o modelo ganhou na China em 2022.
O Tracker é figurinha carimbada entre os SUVs mais emplacados do Brasil, já que em 2024, ele ficou atrás só do T-Cross em vendas, segundo a Fenabrave. Mas, com cinco anos sem grandes mudanças, o modelo começou a sentir o peso dos rivais mais modernos.
O T-Cross ganhou facelift em 2024; o Renegade desde 2022; o Creta ganhou uma reestilização pesada no fim do ano passado; e o Kicks, da Nissan, está na fila para uma nova geração em 2025. Enquanto isso, o Tracker atual patina com um interior básico e sem itens como piloto automático adaptativo e paineis básicos, algo que já aparece na maioria dos concorrentes.
O grande destaque do Tracker 2026 deve ser o interior, que pega emprestado muito do modelo chinês renovado em 2022. Lá, o Tracker (produzido em parceria com a SAIC-GM) ganhou um painel mais moderno sem mudar o exterior, e aqui a GM deve seguir o mesmo roteiro, porém com mudanças mais abundantes.
O modelo brasileiro está cotado para trazer um painel de instrumentos digital, como na Spin, que foi pioneira entre os nacionais da marca com essa tecnologia, integrado a uma central multimídia maior, como da Spin, S10 e Trailblazer. Ou seja, estamos falando de um painel de instrumento digital de 8 polegadas e uma central multimídia MyLink de 11 polegadas.
Na China, as telas são maiores, mas aqui o tamanho deve encolher um pouco. Um botão giratório por volume ao lado da tela central, como nos carros da Chevrolet no Brasil, deve aparecer. O ar-condicionado digital também pode ganhar layout um pouco diferente ou permanecer igual. Já o volante não deve sofrer alterações.
Outro ponto do Tracker chinês é o console central mais alto, com freio de estacionamento eletrônico e Auto Hold – itens que podem aparecer por aqui, junto com um carregador por indução reposicionado. O acabamento também pode ser um pouco alterado.
Atualmente o Tracker fica devendo frente aos rivais. Por exemplo, ele não tem piloto automático adaptativo (ACC) nem assistência de faixa, itens já comuns no T-Cross Highline e no Creta — esse com Stop and Go.
O facelift da S10, por exemplo, não trouxe ACC, o que deixa a dúvida no ar para o Tracker. Mas a frenagem autônoma de emergência com alerta deve aparecer. O Tracker só possui por enquanto alerta de colisão frontal e frenagem automática de emergência em baixa velocidade, além do alerta de ponto cego.
E o exterior?
Por fora, as imagens divulgadas do Placa Verde mostram que a dianteira é o foco da mudança. A grade ficará maior, com um desenho hexagonal que lembra a Montana, e os faróis ficam mais afilados, em duas partes, os DRLs finos em cima e os principais logo abaixo.
É um estilo que alinha o Tracker à nova identidade da Chevrolet. A traseira, pelo que aparece camuflada, não muda muito: lanternas mantêm o formato, só com ajustes na assinatura em LED. As rodas devem ganhar novos desenhos. O Tracker chinês não serve de base aqui, já que o exterior dele ficou igual em 2022.
Lembrando que o Tracker está saindo de linha na China. A General Motors anunciou em fevereiro que a fábrica da SAIC-GM em Yantai, onde ele era feito, vai fechar as portas até o fim do ano, focando em elétricos como o Buick Velite.
O modelo vendido lá desde 2019 perdeu espaço para rivais locais e não justificou mais a produção. Aqui no Brasil, porém, ele segue firme, e o facelift é só o começo, já que o Tracker também é uma das apostas para eletrificação da GM, e pode até chegar com sistema híbrido-leve, mas nenhuma certeza.
O Tracker 2026 deve dar as entre o fim do primeiro semestre e começo do segundo, como parte do centenário da GM no Brasil. Além do SUV, é esperado ainda este ano o lançamento dos novos visuais da família Onix.
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