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Stellantis investe em tecnologia híbrida-flex e inaugura novo centro de desenvolvimento

Novo polo em Betim foca no desenvolvimento de motores híbridos mais eficientes

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Inauguração do Centro de Desenvolvimento de Produto e Mobilidade Híbrida-Flex
Inauguração do Centro de Desenvolvimento de Produto e Mobilidade Híbrida-Flex Foto: Divulgação: Stellantis / Leo Lara

A Stellantis inaugurou em Betim, Minas Gerais, o maior Centro de Desenvolvimento de Produto e Mobilidade Híbrida-Flex da América Latina. O complexo, voltado para inovação no setor automotivo, tem como objetivo aprimorar a tecnologia híbrida-flex, tornando os motores mais eficientes e sustentáveis para o mercado da América Latina.

Durante a inauguração, o CEO da Stellantis, John Elkann, recebeu o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para apresentar ao governante a capacidade tecnológica que será produzida na planta. Além disso, o encontro serviu também para formalizar o início do ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões entre os anos de 2025 e 2030, possibilitando a abertura de 1.500 novas vagas de emprego na holding automotiva.

O investimento faz parte da estratégia global da Stellantis para reduzir emissões de carbono e adaptar-se às novas regulamentações ambientais. Com foco em combustíveis alternativos, o centro trabalhará no desenvolvimento de motores híbridos que combinem eletrificação com etanol, promovendo uma solução mais acessível e viável para a transição energética no Brasil.

Além do avanço tecnológico, a Stellantis anunciou a contratação de 400 engenheiros especializados para atuar no polo de inovação. A empresa reforça seu compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento local, apostando no potencial do Brasil como referência global em combustíveis renováveis.

A atual Presidente da Stellantis na América do Sul, Emanuele Cappellano, disse que todos estão orgulhosos em afirmar esse compromisso com a indústria automotiva da América Latina e ainda completou: “Estamos investindo em tecnologias que darão aos nossos clientes a liberdade de escolher o veículo que desejam ou precisam”.

O centro também impulsionará novas parcerias com universidades e instituições de pesquisa, criando um ecossistema de inovação voltado para a mobilidade sustentável. A iniciativa fortalece a posição da Stellantis no mercado e abre caminho para uma nova geração de veículos híbridos mais econômicos e ecológicos.


Como são os novos motores híbridos da Stellantis?

Stellantis anuncia investimentos na ordem de R$ 14 bilhões no Polo Automotivo de Betim.
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, com as plataformas híbridas bio-hybrid Foto: Stellantis/Divulgação


Conforme anunciado em 2023, a multinacional tem projetos para produção de quatro motorizações distintas que devem ser lançadas até 2030. A primeira é a tecnologia Bio-Hybrid que contará com um sistema híbrido leve, com um pequeno propulsor elétrico auxiliando o motor a combustão. Essa tecnologia já está em Fiat Pulse e Fastback.

O segundo nível, Bio-Hybrid e-DCT, será mais avançado e permitirá que o veículo se movimente em baixas velocidades apenas com energia elétrica. Esse sistema incluirá um motor 1.3 turbo e um câmbio automatizado de dupla embreagem, garantindo maior eficiência energética. Possivelmente os veículos grandes como Fiat Toro, Jeep Compass e Commander devem receber essa motorização até 2026.

Já o Bio-Hybrid Plug-in será o mais sofisticado da linha, permitindo que o carro rode em modo 100% elétrico por longas distâncias, com possibilidade de recarga via tomada. Esse sistema é semelhante ao utilizado no Jeep Compass 4xe, oferecendo maior autonomia e menor dependência do motor a combustão.

Enquanto a tecnologia BEV (elétrica) ainda não tem uma previsão de chegada ao mercado, mas o plano financeiro da Stellantis tem a expectativa de ser encerrado em 2030.

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