x
UAI
CONFIRA

Saiba qual modelo e quanto custa o Tesla comprado por Trump

Presidente dos EUA busca ajudar Musk em meio ao mau momento da fabricante de veículos elétricos

Publicidade
Musk e Trump ao lado de um Tesla Model S em frente à Casa Branca
Musk e Trump ao lado de um Tesla Model S em frente à Casa Branca Foto: Reprodução/Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu comprar um carro da Tesla, nesta terça-feira (11). Em evento realizado na Casa Branca, o mandatário informou que a medida visa ajudar Elon Musk, CEO da montadora de veículos elétricos e chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA. A fabricante está sofrendo uma queda nas vendas e nas ações na bolsa de Nova York desde que o bilionário entrou para o governo do republicano.

No evento, que contou com a presença de jornalistas norte-americanos, Trump escolheu o automóvel. "O que eu gosto é aquele ali", disse o presidente estadunidense, apontando para um Tesla Model S. O sedã custa 80 mil dólares (aproximadamente R$ 465 mil) e é equipado com um motor elétrico. A potência depende da versão, variando de 367 cv até 1.020 cv. 

De acordo com a imprensa local, o empresário Elon Musk tentou convencer Trump a comprar um Tesla Cybertruck, ressaltando que a picape "indestrutível" é à prova de balas. Apesar disso, o republicano decidiu ficar com o sedã. De qualquer forma, devido a uma regra do Serviço Secreto, o presidente dos Estados Unidos não pode dirigir qualquer veículo. A norma foi criada depois do assassinato de John Kennedy, em 1963.

Crise na Tesla

Tesla está no centro de uma tempestade com seus carros queimados na França, coquetel molotov nos Estados Unidos e protestos em várias lojas. Os atos mostram a revolta contra Elon Musk, que fez uma suposta saudação nazista ao entrar no governo norte-americano e ainda acumula polêmicas falas apoiando a extrema-direita. Além dos protestos, as vendas estão em queda livre - houve redução de cerca de 45% na França, de 42% na Suécia e 48% na Dinamarca.

O chamado Departamento de Eficiência Governamental, conhecido como DOGE, uma iniciativa que não é oficialmente um órgão do governo, mas atua dentro da Casa Branca com a missão de cortar gastos, reduzir regulamentações e “enxugar” a máquina pública. 

Nesta terça-feira (11), Trump minimizou os atos contra Musk. "Acho que ele foi tratado de forma muito injusta por um grupo muito pequeno de pessoas", disse. Ainda assim, o evento ocorrido na Casa Branca, com a compra de um carro elétrico pelo presidente dos EUA, escancara a preocupação de Musk com a fase da Tesla.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas