A Cadillac, marca de luxo da General Motors, pode estar finalmente a caminho do Brasil, trazendo os SUVs elétricos Lyriq e Optiq para competir em um mercado bem inchado por aqui. A montadora poderia desembarcar em 2026, começando por concessionárias em São Paulo (SP) e Curitiba (PR), após anos de rumores, mas nada tinha se concretizado até agora.
A conversa sobre a Cadillac no Brasil não é nova, mas agora ganha força novamente. O Autos Segredos aponta que as primeiras lojas podem abrir em São Paulo e Curitiba. Ainda não está claro se serão concessionárias exclusivas ou se vão dividir espaço com a Chevrolet – que, como marca popular da GM, já vende o Blazer EV e o Equinox EV por aqui.
Essa conversa de que a Cadillac vem para o Brasil é antiga: em maio de 2023 a Mobiauto disse que a montadora americana também estava vindo até o Brasil, porém nada ainda de concreto. Agora, com a electrificação em alta e a Cadillac na Fórmula 1, 2026 parece o ano da virada. A Quatro Rodas confirma que Lyriq e Optiq foram testados em clínicas no Brasil, um sinal forte de que esses modelos poderiam ser comercializados por aqui.
O Cadillac Lyriq, um SUV médio de luxo, tem 4,99 m de comprimento, 2,20 m de largura, 1,63 m de altura e entre-eixos de 3,09 m – bem maior que um Jeep Commander ou o Toyota SW4. Nos EUA, ele usa uma bateria de 102 kWh, com versões de 340 cv (tração traseira) ou 515 cv (tração integral com dois motores), e autonomia de 494 km (EPA).
O Cadillac Optiq, mais compacto, mede 4,82 m de comprimento, 2,13 m de largura, 1,65 m de altura e tem 2,94 m de entre-eixos. Sua bateria de 85 kWh oferece três opções: 204 cv ou 245 cv (um motor) e 305 cv (tração integral com dois motores), com alcance de 483 km (EPA). A autonomia no padrão EPA, mais realista que o WLTP, garante que os dois SUVs aguentem o dia a dia brasileiro sem sufoco. Ambos sistema bem recheado de luxo, e telas internas de até 33 polegadas.
O Lyriq e o Optiq utilizam a mesma plataforma Ultium dos Chevrolet Blazer EV (R$ 495.790) e Equinox EV (R$ 433.690), vendidos no Brasil. O Optiq é feito no México (ao lado do Equinox) e o Lyriq sai dos EUA. Caso de fato venham, podemos esperar algo acima dos R$ 500 mil, para brigar com Porsche Macan elétrico e Mercedes EQE SUV, por exemplo.
A Cadillac seria mais uma montadora de luxo a desembarcar por aqui para ser a porta de luxo da Chevrolet, tipo a Toyota com a Lexus, a Volkswagen com a Porsche ou a BYD com a Denza.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!