O mercado de carros antigos está em crescimento no Brasil e no mundo, atraindo cada vez mais colecionadores e entusiastas. Além do valor histórico e cultural, esses veículos podem contar com benefícios fiscais, como a isenção do IPVA, que varia conforme o estado.
Segundo a consultoria Credence Research, o setor global de veículos clássicos deve crescer 8,7% ao ano até 2028, alcançando um valor de US$ 51,3 bilhões. No Brasil, o segmento já movimenta R$ 32,6 bilhões anualmente, com mais da metade desse valor destinado à manutenção e importação de peças.
A isenção do IPVA para carros antigos é concedida de acordo com a idade do veículo, mas as regras variam entre os estados. Em alguns locais, o benefício é aplicado a veículos com mais de 10 anos, enquanto em outros, a exigência sobe para 15 anos ou mais.
Em Minas Gerais, por exemplo, a isenção do imposto é somente para quem tem um carro clássico considerado de colecionador e que usa a placa preta.
Além disso, modelos que possuem a placa preta, certificação para veículos de coleção, contam com vantagens adicionais, como a preservação de itens originais mesmo que a legislação tenha mudado.
É o caso de diversos modelos clássicos como Fusca, Opala, Brasilia, Maverick, entre outros, que contam apenas com espelho retrovisor do lado do motorista. Porém, a lei regulamenta que apenas veículos modelo 1998 em diante são obrigados a contar com retrovisor no lado do passageiro.
O cinto de segurança, por exemplo, passou a ser obrigatório somente em 1968.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas