Os motoristas brasileiros adoram carros bem equipados, com equipamentos tecnológicos avançados. Um dos itens mais "queridos" do público nacional é o estacionamento automático, conhecido como Park Assist, que facilita a vida do condutor em um dos momentos mais tensos - principalmente nas grandes cidades. Mas, afinal, como funciona este aparelho?
Como funciona
O funcionamento do estacionamento automático baseia-se em um sistema de sensores e câmeras estrategicamente posicionados ao redor do veículo. Esses dispositivos coletam dados sobre o ambiente ao redor, permitindo que um computador interno calcule o espaço disponível e a posição do carro em relação a obstáculos potenciais. Com essas informações, o sistema é capaz de manobrar o veículo de forma precisa e segura.
Durante o processo, o motorista precisa apenas posicionar o carro próximo à vaga desejada e ativar a função de estacionamento automático. A partir daí, o sistema assume o controle do volante, realizando as manobras necessárias para estacionar o veículo. Caso o sistema detecte algum obstáculo, ele interrompe a manobra para evitar colisões.
Quais são as vantagens?
O estacionamento automático oferece diversas vantagens significativas para os motoristas. Primeiramente, ele proporciona praticidade, eliminando a necessidade de realizar manobras complexas em espaços apertados. Isso é especialmente útil em áreas urbanas densamente povoadas, onde encontrar uma vaga pode ser um desafio.
Além disso, a precisão do sistema reduz o risco de acidentes e danos ao veículo. O cálculo exato realizado pelo computador do carro garante que o veículo seja estacionado de forma segura, minimizando a possibilidade de colisões com outros veículos ou objetos. Essa precisão é muitas vezes superior à habilidade manual de um motorista.
Por fim, o estacionamento automático é um recurso que economiza tempo. O processo é rápido e eficiente, permitindo que os motoristas estacionem sem complicações. Isso é particularmente benéfico em situações em que o tempo é um fator crítico, como em áreas de grande movimento.
Quais são os riscos
O motorista que possui um carro com estacionamento automático, entretanto, não pode confiar cegamente no recurso. Recentemente, em um grupo no Facebook, o dono de um GWM Haval H6 PHEV19 afirmou que enfiou seu veículo na pilastra por causa de um erro no item.
"Usei o assistente de estacionamento no meu prédio e o Haval viu a coluna (eu vi na imagem e ele sempre estacionou nesta), ignorou e enfiou o para-choque nela", disse o fotógrafo Renato Navarro. "A GWM tem alguma responsabilidade pelo carro ter feito isso?", perguntou.
Apesar do questionamento, a responsabilidade é do condutor, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito", diz um trecho do artigo 28.
Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion