O Toyota Yaris Cross está a caminho do Brasil, trazendo o título de primeiro SUV compacto híbrido pleno (HEV) do país. Adiado de 2024 para o terceiro trimestre de 2025 por causa da crise da Daihatsu, o modelo chega com força para encarar rivais como Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta, apostando em consumo e bons equipamentos.
O Toyota Yaris Cross é, sem dúvida, o lançamento mais aguardado da fabricante japonesa para 2025 no Brasil. Inicialmente planejado para 2024, o SUV compacto teve sua estreia adiada por conta de problemas com a Daihatsu, subsidiária da Toyota responsável pelo projeto na Tailândia, que enfrentou um escândalo envolvendo testes de segurança de airbags.
Agora, a expectativa é que ele chegue às lojas no terceiro trimestre de 2025, provavelmente entre julho e setembro. E por que esse modelo é tão importante? Simples: ele será o primeiro SUV compacto híbrido de fato, ou seja, Hybrid Electric Vehicle (HEV), a chegar por aqui, algo que ainda não temos no mercado brasileiro.
Enquanto modelos como Fiat Pulse e Fastback oferecem sistemas híbridos-leves (MHEV), o Yaris Cross vai trazer a solução completa, combinando motor a combustão e elétrico, como vemos, por exemplo, na linha Corolla.
Com esse diferencial, já o coloca como um concorrente de peso em um segmento que domina quase 50% das vendas de veículos no Brasil, segundo dados da Fenabrave. Ele vem para brigar diretamente com o Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Honda WR-V (que ainda não chegou por aqui) e outros SUVs compactos populares.
A produção nacional, na fábrica de Sorocaba (SP), reforça essa aposta. Aliás, o Yaris Cross já foi flagrado várias vezes rodando camuflado no Brasil. Para abrir espaço na linha de montagem, os atuais Yaris hatch e sedã estão com os dias contados, saindo de linha gradualmente.
O Yaris Cross não tem quase nada a ver com o Yaris que conhecemos hoje, exceto pelo nome. É um modelo completamente novo, com visual, interior e plataforma distintos. A base dele é a DNGA, uma versão simplificada da TNGA, usada no Corolla e no Corolla Cross. Isso significa que, apesar de compartilhar o motor 1.5 com o Yaris atual, ele traz uma evolução no propulsor a combustão.
O Yaris Cross vai chegar em duas opções de motorização, algo que a Toyota já faz com o Corolla e o Corolla Cross. A versão a combustão terá um motor 1.5 aspirado, flex, 16 válvulas, quatro cilindros, entregando algo entre 110 e 118 cv e cerca de 15 kgfm de torque, sempre com câmbio CVT que simula sete marchas.
Já a opção híbrida usa o mesmo motor 1.5 flex, mas ajustado para trabalhar junto com uma bateria e um motor elétrico. Aqui, a potência combinada deve ficar entre 115 e 120 cv, com torque na casa dos 16 a 17 kgfm.
A bateria, cujo tamanho ainda não foi revelado, vai funcionar como nos híbridos da linha Corolla: ela entra em ação em velocidades mais baixas, até uns 20 km/h, permitindo que o carro rode só no modo elétrico por trechos curtos.
Isso deve garantir um consumo acima de 18 km/l, mas há quem aposte que ele pode chegar perto dos 30 km/l, como já foi visto em versões vendidas fora do Brasil. É nesse ponto que a Toyota quer se diferenciar dos rivais. Já a suspensão, devemos esperar a McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, com freios a disco nas quatro rodas.
Quanto ao tamanho, o Yaris Cross segue o padrão que já vimos em mercados como Tailândia e Chile, onde ele é comercializado. São 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e uma distância entre-eixos de 2,62 m. Para comparação, o Corolla Cross tem 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,62 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. Ou seja, o Yaris Cross é um pouco menor, mas ainda oferece um entre-eixos semelhante ao Jeep Compass (SUV médio).
O porta-malas deve ter entre 460 e 470 litros de capacidade, dependendo da versão (híbrida ou a combustão). Isso é mais do que os 440 litros do Corolla Cross. Entre os rivais, esse volume deixaria o Yaris Cross entre o top 5 maiores porta-malas dos SUVs compactos, já que muitos ficam na casa dos 400 litros.
No interior, o Yaris Cross não deve fugir muito do que já existe na Indonésia, Tailândia e no Chile. Na versão topo de linha híbrida, por exemplo, podemos esperar uma central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de um painel de instrumentos digital de 7”.
Outros equipamentos como ar-condicionado digital, chave presencial com partida por botão, bancos em couro, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, faróis automáticos, sensor de chuva, piloto automático adaptativo, vidros e travas elétricas, e até um pacote de segurança com alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência. Claro, esses equipamentos devem variar conforme a versão.
Por que ele é tão esperado?
O Yaris Cross chega em um momento em que os SUVs compactos reinam no Brasil. Com quase metade da venda do mercado nessa categoria, a Toyota quer uma fatia maior desse bolo. Ser o primeiro SUV compacto híbrido pleno no país é um trunfo e tanto, ainda mais com a promessa de eficiência energética e produção local, que pode ajudar a manter os preços competitivos. Algo em torno dos R$ 135 mil a R$ 180 mil.
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