Na hora de apresentar seus carros as fabricantes gostam de inovar. No SU7 Ultra, versão mais brutal do seu primeiro carro elétrico, a Xiaomi quis dar um trato especial para as primeiras unidades e adotou ouro de 24 quilates no seu logotipo desses carros. Porém, a peça já está sendo roubada.
Nessas unidades, o logotipo da Xiaomi contém 0,3 gramas de ouro 24 quilates, o que atrai a atenção de criminosos. Apesar de ser um volume pequeno de ouro, equivalente a apenas 29 dólares (R$ 166) , segundo o portal Car News China, o emblema está sendo vendido por cerca de 200 dólares (R$ 1.147) em plataformas online.
Durante o anúncio do veículo no ano passado, o próprio CEO da Xiaomi, Lei Jun, havia sido questionado sobre a ideia de colocar ouro em uma peça simples e posicionada no exterior. Na ocasião, o executivo destacou que não valia a pena para ladrões roubarem o ornamento:
“O ouro no emblema é apenas uma camada fina. Por favor, não pensem em roubá-lo, não vale a pena quebrar a lei por essa pequena quantidade de ouro”, declarou.
Segundo o Car News China, os sites de comércio da China estão não só oferecendo o emblema com ouro, mas também versões impressas em 3D, justamente para que os proprietários consigam realizar a substituição da peça. Nesse caso, a replica do emblema custa entre 4 e 40 dólares (R$ 22,9 e R$ 229, respectivamente), bem menos que o valor cobrado.
Nivus passou por problema parecido no passado
O suv compacto da Volkswagen faz sucesso nas vendas, mas seus donos passaram por graves problemas em 2023, quando bandidos descobriram que o logotipo da marca na dianteira do carro abrigava o sensor do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e que a peça original era vendida por cerca de R$ 10.000, a peça passou a ser alvo de furto.
Para resolver o problema, a Volkswagen reduziu o preço da peça nos concessionários e adicionou dispositivos anti-furto no logotipo após o facelift do Nivus.
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