x
UAI
emplacamento tímido

Carros com apenas uma venda em 2024: quanto custam e por que venderam tão pouco?

Modelos raros, fora de linha ou exclusivos marcaram presença tímida no mercado brasileiro em 2024

Publicidade
Porsche 918 Spyder foi um dos emplacamentos de 2024
Porsche 918 Spyder foi um dos emplacamentos de 2024 Foto: Divulgação

Você já parou para pensar quais carros são tão raros ou tão específicos que só uma pessoa decidiu comprar em todo o ano de 2024? Pois é, isso aconteceu com alguns modelos no Brasil. Seja por terem saído de linha, por serem caros demais ou por simplesmente não terem mais espaço no mercado, esses veículos tiveram só um único emplacamento até agora. 

Pegamos uma lista curiosa e fomos atrás dos preços baseados na Tabela FIPE para usados ou estimativas de mercado para os mais novos. 

1. Hyundai ix35 – R$ 101.000 (média FIPE)

hyundai ix35 modelo 2015 laranja de frente em movimento no asfalto
O Hyundai ix35 estreou no Brasil em 2010, ainda importado, mas depois ganhou produção nacional e passou por modificações ao longo do tempo Foto: Divulgação

O Hyundai ix35 saiu de linha no Brasil em dezembro de 2021, quando a produção em Anápolis (GO) foi encerrada para dar lugar a modelos mais modernos. Lançado em 2010 e nacionalizado em 2013, o SUV médio fez sucesso na época e competiu com Chevrolet Captiva, Kia Sportage e até o Jeep Compass

Mas, com o tempo, ficou defasado e perdeu espaço para o Creta e o novo Tucson. A última leva 0 km ficou encalhada até 2023 e teve uma unidade vendida em 2024, segundo a Fenabrave. Provavelmente, foi um estoque antigo finalmente emplacado.

2. Jaguar E-Pace – R$ 412.000 (FIPE 2022)

Quase 3.000 unidades do I-Pace serão recompradas nos EUA
Quase 3.000 unidades do I-Pace serão recompradas nos EUA Foto: Imagem: Jaguar/Divulgação

O Jaguar E-Pace, SUV compacto de luxo, nunca foi um grande vendedor no Brasil. Lançado em 2018 no Brasil, ele teve produção global reduzida nos últimos anos e no Brasil saiu em 2023. Com seu novo posicionamento, a Jaguar já parou de fabricar o modelo na Áustria.  

Em 2024, com apenas um emplacamento, é bem provável que tenha sido uma unidade remanescente de estoque ou importação independente. O preço médio de um modelo 2022 usado está na casa dos R$ 412 mil.

3. Kia Sorento – R$ 170.000 

Kia Sorento HEV 2025
Kia Sorento HEV 2025 Foto: Divulgação: Kia

O Kia Sorento, SUV médio/grande, saiu de linha no Brasil em 2020, antes da chegada da nova geração global em 2021. Por aqui, a Kia focou mais no Stonic e no Sportage, deixando o Sorento de lado. 

A última versão vendida oficialmente era da terceira geração, com motor 3.5 V6 ou 2.4 de quatro cilindros. O SUV, de nova geração, deve estrear no Brasil no início de 2025. Um único emplacamento em 2024 sugere que foi um usado transferido ou uma unidade antiga de concessionária ou importação da nova geração. 

4. Kia EV9 – R$ 749.990

Kia EV9 chumbo visto de frente levantando poeira em deserto do Atacama com céu azul ao fundo.
Kia EV9 é premiado como Carro Mundial do Ano em premiação feita apenas por mulheres Foto: Kia/Divulgação

Diferente dos anteriores, o Kia EV9 é novíssimo. Lançado globalmente em 2023 como um SUV elétrico de sete lugares, ele chegou ao Brasil agora, em fevereiro de 2025, com preço de R$ 749.990. 

Por ser um modelo de nicho, voltado para quem busca puro luxo e tecnologia elétrica, é possível que apenas uma unidade tenha sido emplacada até agora na venda direta ainda em 2024.  Porém sua comercialização começa de fato neste ano.

5. McLaren GTS – R$ 3 milhões 

 

McLaren GTS
McLaren GTS Foto: Divulgação

A McLaren GTS, sucessora da GT, foi lançada em 2024 como um superesportivo de luxo com motor V8 4.0 biturbo de 635 cv e 64,2 kgfm de torque. No Brasil, carros assim são raríssimos, vendidos sob encomenda para clientes muito específicos. 

Um único emplacamento em 2024 faz sentido: é um carro de mais de R$ 3 milhões, restrito a colecionadores ou milionários. A McLaren não tem rede ampla por aqui, o que torna cada venda um evento isolado.

6. Porsche 918 Spyder – R$ 13 milhões 

Porsche 918 Spyder
Porsche 918 Spyder Foto: Divulgação/Porsche

O Porsche 918 Spyder é um caso à parte — o carro com o IPVA mais caro de São Paulo (R$ 542.275,99) e Rio Grande do Sul. Esse hipercarro híbrido V8 4,6 litros de 608 cv e dois motores elétricos foi produzido entre 2013 e 2015, com apenas 918 unidades no mundo, e saiu de linha há quase uma década. No Brasil, poucas chegaram, e o emplacamento de uma em 2024 provavelmente é uma transferência de propriedade ou importação tardia de um modelo usado.

7. BMW M8 – R$ 952 mil

 

BMW M8
BMW M8 Foto: Divulgação

O BMW M8 segue em linha globalmente, mas no Brasil saiu do catálogo em 2022. Com motor V8 4,4 biturbo de 625 cv, ele teve só um emplacamento em 2024, talvez uma unidade 2022.

8. Aston Martin DBS – R$ 4,4 milhões

 

Aston Martin DBS
Aston Martin DBS Foto: Divulgação

O Aston Martin DBS, superesportivo de luxo, é outro que aparece esporadicamente no Brasil. Lançado em 2018 nessa nova linha e atualizado em 2021 como DBS Superleggera, ele custa cerca de R$ 4,4 milhões por aqui, dependendo da configuração. 

Um único emplacamento em 2024 reforça seu status de exclusividade: é um carro para milionários, trazido provavelmente por importadoras independentes.