A Ram 1500 passou por uma mudança polêmica em 2024. A Stellantis trocou o tradicional motor V8 5.7 HEMI pelo 3.0 biturbo Hurricane de seis cilindros para atender às rígidas regras de emissões nos EUA. Apesar de o novo motor oferecer 26 cv a mais (totalizando cerca de 426 cv) e 8,1 kgfm extras de torque, chegando a 64,8 kgfm, alguns consumidores não gostaram das mudanças. Porém um email vazado mostra que a Stellantis pode trazer novidades para a linha 1500.
Nas redes sociais, o descontentamento foi grande, com muitos puristas lamentando a perda do ronco e da força do V8. Agora, um suposto e-mail, vazado por um funcionário de uma concessionária em Wisconsin (EUA) que vende Dodge, Jeep, Chrysler e Ram, revela planos da Stellantis para reverter essa decisão. O documento, divulgado pelo Sportsnaut, sugere que o V8 5.7 HEMI vai voltar às 1500.
Mas não para por aí. O e-mail também menciona o motor V8 6.4, que equipa as Ram 2500 e 3500 após o facelift de janeiro de 2025, com 405 cv e 59,3 kgfm de torque. Essa potência, antes exclusiva das irmãs maiores, pode desembarcar na 1500, segundo o vazamento.
Outra novidade é a volta da Ram 1500 TRX, que saiu de linha no final de 2023 para dar espaço à RAM 1500 RHO. A TRX Final Edition entregava 711 cv e 89,9 kgfm, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. O e-mail promete que a versão retorna com ainda mais potência, ainda que os números exatos não sejam revelados.
Para as RAM 2500 e 3500 Heavy Duty, o plano inclui acabamentos Night Edition, já vistos na 1500, e um pacote Warlock HD’s.
O documento também traz outras intenções da Stellantis. A Ram planeja voltar à Nascar Truck Series, a categoria de picapes da Nascar, que mistura competição e exposição de marcas.
Já para as outras marcas do grupo, o e-mail tem menos surpresas para nós brasileiros. Na Jeep, fala-se em desbloquear conteúdos no Wrangler e Gladiator, reduzir o preço do Wagoneer e Grand Wagoneer (com 5.000 unidades do Wrangler a serem produzidas), lançar o Recon Q4 e um novo Cherokee Job 1 em outubro.
O e-mail, assinado por nomes como Steve Brickner e Jim Brickner, busca 13% de crescimento no mercado e menciona pacotes como Express e Warlock na linha DT Body Style, além do adiamento da RAM REV e a inclusão do 6.4L em versões 1500.
Por enquanto, tudo isso é especulação baseada no vazamento. A Stellantis não confirmou oficialmente, mas o conteúdo do e-mail, vindo de uma reunião interna, dá pistas do que podemos esperar.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas