O Jeep Compass, líder absoluto de vendas entre os SUVs médios, foi lançado em 2016 no Brasil. Produzido na fábrica de Goiana, no Pernambuco, o utilitário esportivo ganha atenção dos motoristas pelo design, ampla variedade de equipamentos, bom acabamento, espaço interno e conforto. Apesar disso, o modelo também costuma dar "dor de cabeça" aos donos em alguns aspectos.
Para ajudar o leitor que busca comprar um Jeep Compass, o Portal Vrum separou as queixas mais recorrentes dos proprietários do SUV. As críticas foram encontradas no site Reclame Aqui e nas redes sociais.
Vale lembrar, porém, que o Compass passou por uma profunda atualização em 2021, substituindo a motorização Tigershark 2.0 aspirado de 166 cv e 20,5 kgfm pelo motor GSE 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm. Assim, confira se os problemas apontados se aplicam ao ano de fabricação do modelo que você busca.
Consumo de óleo do motor
O Jeep Compass se vale de uma plataforma meio que coringa. De origem FCA (Fiat Chrysler Automóveis), a Small Wide serve ao SUV médio e outros tantos, como Renegade e Commander. Os clientes de todos esses modelos têm uma reclamação em comum: o alto consumo de óleo do motor.
Em pesquisa feita no Reclame Aqui, os donos dos modelos fabricados em 2022, 2023 e 2024, já equipados com o motor GSE 1.3 turboflex, alegam que o problema aparece após rodar menos de 10 mil km.
"Impressionante um carro com apenas 2200 km rodados já ter que abrir o motor para reparos, creio que esses motores T 270 não estão entregando confiabilidade", comentou Wagner, dono de um Compass 2024 e morador de Santo André (SP).
Na maioria dos casos, a Jeep costuma responder as queixas, admitindo o problema. Em 2021, inclusive, a marca orientou a rede de concessionárias a fazer a troca do óleo e atualizar a central de gerenciamento do motor.
Câmbio
O vazamento no óleo do câmbio também é outro problema recorrente no Compass. Além da patinação, os clientes de Jeep alegam "patinação" e problemas no módulo. Na atualização de 2021, a marca não mexeu na transmissão automática de seis marchas. Desta forma, o defeito também é encontrado nos modelos mais antigos.
"De acordo com a concessionária, o problema crônico do Compass é na mistura de fluido de arrefecimento e no óleo do câmbio, levando à danificação irreparável do câmbio", relatou Felipe, morador de Fortaleza, no Ceará.
Multimídia
Com a intenção de trazer mais modernidade e agradar o público mais jovem, a Jeep também trouxe ao Compass, em 2022, uma nova geração da central multimídia UConnect. Apesar disso, vários donos do carro reclamaram de defeitos tecnológicos.
Os principais problemas passam por "apagões" nos display, erros no sistema e até problemas nas câmeras de ré. "O kit multimidia nunca funcionou 100% no meu carro, mas sempre fui enrolado pelo pessoal da Jeep e como não era nada muito sério, deixei pra lá", comentou Atílio, do Guarujá (SP).
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