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Fuja deles se não quer dor de cabeça: 7 carros usados com problemas crônicos

Modelos com defeitos crônicos podem transformar seu sonho em pesadelo

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Jeep Renegade entrega conforto e desempenho
Jeep Renegade entrega conforto e desempenho Foto: Divulgação: Jeep

Comprar um carro usado exige cuidado redobrado. Alguns modelos, mesmo que sejam atraentes pelo preço, carregam defeitos que dão custos altos e muita frustração. Nós, do VRUM, montamos uma lista com 10 carros que você deve evitar no mercado de seminovos se não quiser dor de cabeça. 

1. Jeep Compass e Renegade até 2019

Jeep Compass Longitude; modelo está na Black Friday da Jeep.
Jeep Compass Foto: Jorge Lopes/EM

Jeep Renegade e Compass, fabricados até 2019, enfrentaram problemas no câmbio automático AT6 (Aisin TF-72 SC). Os donos relatam engates bruscos, trepidações, vazamentos e superaquecimento. O trocador de calor, que resfriava a transmissão, causava mistura de óleo com água de arrefecimento, levando a desgaste precoce. 

O Renegade com motor 1.8 aspirado e o Compass com motor 2.0 aspirado sofriam mais, e, apesar de melhorias nos modelos a partir de 2022 com motor 1.3 turbo, os mais antigos ainda assustam quem busca um SUV confiável.

2. Chevrolet Captiva

 

O Chevrolet Captiva, fabricado entre 2008 e 2017, é uma cilada que pode enganar pelo visual robusto e preço acessível, mas esconde defeitos graves, especialmente nas versões com motor V6 3.6. O câmbio automático apresenta falhas crônicas, como engates bruscos e demora nas trocas de marcha. 

O sistema planetário sofre com a quebra do conjunto interno devido ao rompimento do disco-mola, o que danifica as engrenagens e pode levar à falha total da transmissão. O módulo eletrônico também falha com frequência, agravando os problemas do câmbio. Além disso, o reservatório do fluido de direção hidráulica acumula resíduos de borracha, que entopem e danificam a bomba do sistema. 

O motor V6, compartilhado com o Ford Fusion V6, sofre com os mesmos defeitos no câmbio, o que faz as versões V6 do Captiva desvalorizarem mais que as de quatro cilindros. 

3. Ford Fiesta, Focus e EcoSport com câmbio Powershift 

Ford EcoSport Freestyle 1.6 modelo 2015 branco de frente em movimento no asfalto com plantas ao fundo
Ford EcoSport Freestyle 1.6 modelo 2015 branco de frente em movimento no asfalto com plantas ao fundo Foto: EULER JUNIOR/EM/D.A Press

O câmbio Powershift da Ford é um dos mais temidos. Usado entre 2013 e 2017 em Fiesta, Focus e EcoSport, esse câmbio automatizado de dupla embreagem a seco e seis marchas apresentou falhas graves. Os donos enfrentavam trepidações, ruídos, vazamentos de óleo, perda de rendimento e travamento de marchas. 

O superaquecimento, causado pelo desgaste dos retentores que deixavam o óleo contaminar a embreagem, era outro problema comum. Esses modelos sofreram forte desvalorização no mercado de usados, e a dica é simples: passe longe.

4. Peugeot 206

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O Peugeot 206, produzido entre 1998 e 2012, também entra na lista. A suspensão nunca se adaptou às ruas brasileiras, com bieletas, buchas e bandejas que se desgastavam rápido. O motor 1.4 apresentava falhas na junta do cabeçote, e o modelo dividia plataforma com o Citroën C3 de primeira geração, que herdava os mesmos defeitos. 

A má fama do 206 marcou a Peugeot no Brasil, mesmo que a marca tenha evoluído muito após a fusão com FCA e PSA, formando a Stellantis. Mesmo assim, o hatch ainda é visto com desconfiança no mercado de usados. 

5. Volkswagen com motores EA111

Fox Rock in Rio 2013 ganhou rodas com novo desenho e capa no retrovisor na cor prata
Fox Rock in Rio 2013 Foto: Divulgação

O motor EA111 da Volkswagen, usado em Gol, Fox e Polo entre o final dos anos 1990 e 2023, também exige atenção. Esse motor, projetado pela Audi, tinha vazamentos de óleo na junta do cárter, retentores do virabrequim e selos de válvulas. 

O problema reduzia o nível de óleo, aumentava o consumo e podia danificar o motor. O EA111 saiu de linha por não atender às normas do Proconve L8, mas os modelos equipados com ele ainda circulam no mercado de usados. Antes de comprar, inspecione o sistema de lubrificação com cuidado.

Mesmo que o vazamento de óleo não seja um problema tão catastrófico quanto outros, ele coloca esses carros na lista de modelos que merecem atenção redobrada no mercado de usados.

6. Volkswagen e Audi com câmbio DSG

 Volkswagen Golf GTI de sétima geração, branco, em movimento em estrada sinuosa
Volkswagen Golf GTI de sétima geração, branco, em movimento em estrada sinuosa Foto: Volkswagen/Divulgação

O câmbio DSG de sete marchas e dupla embreagem a seco, usado por Volkswagen e Audi entre 2011 e 2015. Modelos como Golf, Jetta, Passat, Fusca, Audi A1 e A3 sofriam com vibrações, ruídos e falhas na mecatrônica, que rompiam as paredes internas por pressão excessiva. 

A falta de banho de óleo agravava o desgaste, e o asfalto brasileiro, diferente do europeu, piorava a situação. A Volkswagen fez um recall para Golf MK7, Jetta e Audi A3 com motores 1.4 e 1.8 turbo, mas a desvalorização desses carros no mercado de usados persiste.

7. Fiat Marea

Fiat Marea prata de frente estacionado em estrada litorânea
Marea é campeão em memes nas redes sociais Foto: Foto: Fiat/Divulgação

Esse é famoso: o Fiat Marea, fabricado entre 1998 e 2007, ficou conhecido como “bomba” no Brasil. O motor 2.0 de cinco cilindros sofria com superaquecimento e quebras frequentes da correia dentada, que podiam destruir o motor. 

O câmbio automático de quatro marchas também apresentava trocas imprecisas e falhas constantes. O Marea ganhou fama de problemático, e até hoje é motivo de piada entre os consumidores, e por isso é uma escolha arriscada no mercado de usados.