x
UAI
NOVA TENDÊNCIA?

Pesquisa: brasileiros têm mais vontade de comprar sedãs do que SUVs em 2025

O levantamento consultou 600 pessoas, sendo 66% delas mulheres e 34% homens, entre os dias 4 e 11 de março

Publicidade
Toyota Corolla
Toyota Corolla Foto: Divulgação

Uma pesquisa da OLX, revelada nesta quinta-feira (20), mostrou que entre os entrevistados que pretendem comprar um carro, 36% buscam adquirir um sedã em 2025. O resultado do levantamento pode apontar para uma nova preferência dos brasileiros. O estudo consultou 600 pessoas, sendo 66% delas mulheres e 34% homens, entre os dias 4 e 11 de março. 

Atualmente, no mercado de carros zero km do Brasil, os SUVs lideram com grande margem e já detêm mais de 50% dos emplacamentos. Já no segmento dos veículos usados, oito dos 10 modelos mais vendidos em 2024 foram hatches

De acordo com o levantamento, apenas 26% gostariam de comprar SUVs nos próximos meses. Na sequência, aparecem os interessados em adquirir hatches (16%) e picapes (12%). Neste contexto, o resultado exibido pela OLX pode ser considerado surpreendente.

Mercado aquecido?

Avaliação teste Honda Civic híbrido
Honda Civic se destaca pelo desempenho e consumo, mas peca pelo preço Foto: Mauricio Campelo/Vrum

O vice-presidente de Autos do Grupo OLX, Flávio Passos, afirmou que o mercado permanece aquecido. Ainda assim, mais da metade dos entrevistados afirma que não sabe quando comprará um próximo carro. "Segundo a pesquisa, 30% planejam comprar carro nos próximos seis meses, 11% nos próximos três meses. Mas, a maioria, 56%, ainda não sabe ou não decidiram quando irão comprar", diz. 

O executivo acredita que o cenário do setor seguirá positivo em 2025. "Apesar de o primeiro semestre ter alguns desafios como a Selic mais alta e a possível desaceleração do PIB, o mercado automotivo segue aquecido", analisa Flávio.

"As taxas de desemprego relativamente baixas ajudam a manter o poder de compra de muitos consumidores, inclusive daqueles que buscam carros mais econômicos, como os veículos usados. Quem pelo menos está pensando em adquirir um modelo, seja a curto ou a longo prazo, pode contar com a plataforma para pesquisar e encontrar as melhores oportunidades, complementa.

Qual a motivação?

O levantamento também perguntou qual o motivo para a compra de um carro. O conforto e comodidade foi o mais apontado, com 25% das respostas, seguido pela liberdade de locomoção, com 19%. O uso para deslocamento para o trabalho ficou com 14% das opiniões, realizar viagens e atividades de lazer com 11% e transportar familiares com 8%

Confira vídeos do VRUM nos canais do YouTube e do Dailymotion: lançamentos,  testes e dicas!