A vela de ignição de um carro a combustão é fundamental para o motor, sendo responsável por criar a faísca dentro da câmara de combustão, empurrando o pistão para baixo e movimentando o veículo. Devido a esta importância, na necessidade uma troca, é fundamental que o novo produto seja original e de boa qualidade.
Infelizmente, porém, muitos motoristas optam por um material falsificado, com a intenção de reduzir os custos. Em contato com o Portal Vrum, a japonesa NGK, marca da Niterra especializada em componentes para sistemas de ignição, listou quatro tipos de falhas permanentes que a falsificação de velas de ignição pode causar. Veja abaixo.
- Grau térmico incorreto: pode provocar superaquecimento da vela de ignição, com risco de danos ao pistão.
- Detonação: a queima anormal do combustível pode danificar o pistão e o cabeçote do motor.
- Quebra de componentes da vela: afeta o pistão, cabeçote e válvulas do motor.
- Falhas de ignição: o uso inadequado pode resultar em aumento no consumo de combustível e emissões de poluentes.
O consultor de Assistência Técnica da Niterra, Hiromori Mori, tratou a "economia" em comprar um produtor falsificado como uma "armadilha" e alertou os motoristas. "Muitos consumidores procuram reduzir custos com manutenção e reparos, mas essa busca por economia pode, na verdade, se tornar uma armadilha", comentou.
De modo geral, o uso de peças de baixa qualidade no veículo pode comprometer a durabilidade, a segurança e o desempenho do motor, gerando custos maiores a longo prazo. Quando essas falhas se tornam mais evidentes, o impacto no consumo e nas emissões é significativamente maior.
"Durante o desenvolvimento de uma vela de ignição em parceria com uma montadora, são realizados vários testes, incluindo os de layout (montagem, formato, etc.), indicação do grau térmico e durabilidade", finalizou Hiromori Mori.
O custo para a troca das velas de ignição depende do modelo do carro. De um veículo considerado "popular", o preço pode não chegar a R$ 200,00. Já de uma Bugatti Veyron, por exemplo, pode chegar aos R$ 100 mil.
- Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas