Os veículos elétricos tem se popularizado nos últimos anos, deixando de ser um item de luxo e passando a ser comum para muitos brasileiros. Entretanto, o carregador, popularmente conhecido como wallbox, continua como um equipamento caro. A compra e instalação do carregador custa entre R$ 2.000 até R$ 10.000.
Por conta desse alto valor, muitas pessoas preferem comprar adaptadores para carregar em suas tomadas de casa. É completamente possível carregar sem a utilização de um carregador próprio, entretanto, afeta o desempenho do carregamento e a saúde da bateria.
O principal fator a ser observado é o tempo maior para carregar o veículo. Podendo durar até 24 horas caso a tomada seja de 127V, entretanto, uma tomada de 220V, pode demorar até 9 horas. Isso levando em consideração a recomendação de fábrica para o uso no dia-a-dia, de carregar até 80%.
O ideal é carregar o carro diretamente na tomada, que obrigatoriamente precisa ser de 20A sem utilizar extensões ou outros adaptadores.
Também é necessário verificar constantemente se não houve um superaquecimento da tomada, e caso haja, desconecte o cabo e chame um profissional para que faça a instalação de um disjuntor próprio para esse carregamento.
Em resumo, é totalmente possível carregar um carro elétrico em tomadas convencionais de casa, mas o processo será mais lento, e poderá causar danos à rede elétrica, caso não esteja bem preparada.
O ideal para quem busca um carregamento mais rápido e mais seguro, é realmente investir em um wallbox, por mais caro que seja.
-
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!