No Brasil, onde as ruas nem sempre são gentis e o orçamento pode ser apertado, encontrar um carro confiável é importante para levar do ponto A ao ponto B sem dor de cabeça. Alguns modelos têm fama de “inquebráveis”, capazes de rodar centenas de milhares de quilômetros sem grandes dores de cabeça, desde que bem cuidados.
Com base em relatos de proprietários, avaliações de mecânicos e estudos de confiabilidade, separamos dez carros que são verdadeiros tanques de guerra no mercado brasileiro. Eles são duráveis, têm manutenção barata e ainda cabem no bolso no mercado de usados.
1. Toyota Corolla (9ª Geração, 2002-2008)
O Toyota Corolla é o rei da confiabilidade no Brasil. A nona geração, de 2002 a 2008, é famosa por rodar mais de 500 mil km sem grandes problemas, desde que tenha manutenção em dia.
O motor 1.8 16V de 132/136 cv e 17,3/17,5 kgfm de torque (gasolina/etanol) é robusto e econômico, fazendo cerca de 10 km/l na cidade e 13 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.
No mercado de usados, você acha um por R$ 25 mil a R$ 35 mil, claro, dependendo do ano e versão. Além disso, o sedan possui um bom espaço interno com 1,60 m de distância do entre-eixos e um porta-malas generoso de 437 litros.
2. Honda Civic (8ª Geração, 2006-2011)
Outro japonês que não decepciona é o Honda Civic, o famoso “New Civic”, de 2006 a 2011. Esse sedã é conhecido por passar de 1 milhão de km sem grandes reparos no motor ou câmbio, segundo relatos de donos. O motor 1.8 16V de 138/140 cv é valente, porém não tão econômico como o Corolla, mas ainda sim razoável: média de 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.
No mercado de usados, custa entre R$ 30 mil e R$ 45 mil. Além de durável, tem um design que ainda chama atenção e é ótimo para família, com ótimos 2,70 m de entre-eixos, porém um porta-malas bem mais limitado: somente 340 litros.
3. Toyota Etios (2012-2021)
Para quem quer algo mais atual (e até menor), o Toyota Etios é um compacto que não impressiona pelo visual, mas é um monstro em confiabilidade. Há relatos de taxistas que rodaram 1 milhão de km com ele sem problemas graves.
O motor 1.3 de 88/98 cv ou o 1.5 16V de 102/107 cv é simples e econômico, fazendo cerca de 12 km/l na cidade ou 14 km/l na estrada — números esses que podem ser até melhor dependendo da motorização e câmbio.
Você encontra um Etios hatch ou sedã usado por R$ 30 mil a R$ 63 mil. É uma escolha para quem quer um carro sem complicações, além de possuir manutenção barata.
4. Honda Fit (2ª Geração, 2009-2014)
Outro queridinho mais aceitável pela sua beleza é o Honda Fit, um monovolume que combina versatilidade e durabilidade. A segunda geração, de 2009 a 2014, é conhecida por rodar mais de 400 mil km sem grandes defeitos, graças à mecânica confiável da Honda.
O motor 1.4 16V de 100/101 cv ou o 1.5 16V de 115/116 cv é econômico, com média de 12 km/l na cidade com o motor 1.4 ou 10,5 no propulsor 1.5 (cerca de 13 km/l na estrada), além do espaço interno ser um diferencial. No mercado de usados, custa entre R$ 35 mil e R$ 50 mil. Perfeito para quem precisa de espaço e confiabilidade.
5. Fiat Strada (1ª Geração, 1999-2014)
A Fiat Strada é a picape mais vendida do Brasil há décadas, e não é à toa. A primeira geração, de 1999 a 2014, é um exemplo de robustez, com relatos de unidades que passaram dos 500 mil km, especialmente as usadas no trabalho. O motor 1.4 8V de 85/86 cv é simples e aguenta o tranco, com média de 9 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, ambos com gasolina. Você acha uma Strada usada por R$ 25 mil a R$ 40 mil.
6. Volkswagen Gol G5 (2008-2012)
O Volkswagen Gol G5 é um clássico brasileiro que tem fama de inquebrável, e caso precise de algo, eu brinco que até na farmácia você acha. Essa geração, de 2008 a 2012, roda mais de 400 mil km sem grandes problemas, desde que bem cuidada.
O motor 1.0 8V de 72/76 cv é simples e robusto, com média de 11 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, e as peças são baratas e fáceis de encontrar. No mercado de usados, custa entre R$ 20 mil e R$ 30 mil. É uma opção prática para quem quer um hatch confiável e econômico.
7. Chevrolet Onix (1ª Geração, 2012-2019)
O Chevrolet Onix da primeira geração, de 2012 a 2019, é um dos compactos mais vendidos do Brasil (já foi por anos um dos mais comercializados) e tem boa fama entre os mecânicos. Muitos rodam mais de 300 mil km sem grandes defeitos, especialmente se usados como carro de aplicativo.
O motor 1.0 8V de 80/82 cv é econômico, com média de 11 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, e a manutenção é acessível. Você encontra um Onix usado por R$ 30 mil a R$ 45 mil. É uma boa pedida para quem busca custo-benefício.
8. Hyundai HB20 (1ª Geração, 2012-2019)
O Hyundai HB20 da primeira geração, de 2012 a 2019, é outro compacto que conquistou o Brasil pela confiabilidade. Muitos donos relatam mais de 300 mil km sem problemas graves, e o carro é elogiado por mecânicos.
O motor 1.0 12V de 75/80 cv é econômico, com média de 11,5 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada, e as peças não são caras. No mercado de usados, custa entre R$ 35 mil e R$ 50 mil.
9. Fiat Palio Fire (2000-2017)
O Fiat Palio Fire é um dos carros mais simples e robustos que já circularam no Brasil. Produzido de 2000 a 2017, ele é conhecido por rodar mais de 400 mil km sem grandes reparos, especialmente as versões com motor 1.0 8V de 73/75 cv, que faz cerca de 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. As peças são baratas e a manutenção é fácil. Você acha um Palio Fire usado por R$ 15 mil a R$ 25 mil.
10. Toyota Hilux (6ª Geração, 2005-2013)
Pra fechar, para um picapeiro, a Toyota Hilux da sexta geração, de 2005 a 2013, é uma picape que “aguenta tudo”. Conhecida por rodar mais de 1 milhão de km em condições extremas, como no interior do Brasil, ela é a favorita de quem trabalha no campo.
O motor 3.0 diesel de 163 cv tem torque de sobra (35 kgfm) e é quase indestrutível, com média de 8 km/l na cidade. No mercado de usados, custa entre R$ 80 mil e R$ 100 mil. É mais cara, mas ótima para quem precisa de uma picape confiável.
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