Das 16 melhores estradas do Brasil, 15 estão localizadas no estado de São Paulo, enquanto uma fica no Rio Grande do Sul. Este é o resultado da última pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), divulgada no final de 2024. Após mostrar os 10 piores trechos para trafegar, o Portal Vrum decidiu listar os melhores.
Segundo o levantamento da CNT, que ocorre anualmente, apenas 16 rodoviais ganharam a classificação "ótimo" nos quatro quesitos avaliados: estado geral, pavimento, sinalização e geometria - este último fator está relacionado à visibilidade do trecho.
Todas as rodovias de São Paulo que foram muito bem avaliadas são administradas pelo governo estadual. Já o trecho bem ranqueada do Rio Grande do Sul é a BR-448, conhecida como Rodovia do Parque, de administração do governo federal.
Veja os 16 melhores trechos das rodovias do Brasil:
- BR-448 (De Sapucaia do Sul até Porto Alegre) - KM 22
- SP-041 (Imigrantes à Zona Sul de SP) - KM 8
- SP-059 (Liga Rodovia Anchieta com a Imigrantes) - KM 2
- SP-083 (Anel Viário de Campinas) - KM 21
- SP-099 (De São José dos Campos ao Litoral Norte) - KM 102
- SP-102 (Da Rodovia Mogi-Bertioga ao distrito de Taiaçupeba) - KM 6
- SP-209 (De Botucatu a Pardinho) - KM 20
- SP-327 (De Ourinho a Santa Cruz do Rio Pardo) - KM 33
- SP-348 (De SP a Cordeirópolis) - KM 157
- SPA-074 (Do bairro Ponte Nova ao Campinho) - KM 10
- SPA-079 (De Salto a Juquiá) - KM 7
- SPI-054/1 - (Queluz até BR-354) - KM 11
- SPI-084/0 (De SP-066 até SP-070) - KM 1
- SPI-097/0 (De Caraguatatuba a São Sebastião)- KM 4
- SPI-117/0 (Liga BR-116 até a SP-070) - KM 4
- SPI-179/0 - (Liga BR-116 a Guarema) - KM4
Segundo a CNT, o resultado do estudo é obtido com base na análise visual do pesquisador em campo, na captura de imagem em vídeo e posterior avaliação via algoritmo de inteligência artificial (IA), além de mapeamento prévio em escritório.
A CNT afirma que a pesquisa visa "oferecer informações atualizadas para auxílio no planejamento de rotas e identificar as deficiências da malha rodoviária". Além disso, visa "subsidiar estudos para projetos privados e programas governamentais resultem em ações que promovam o desenvolvimento dos segmentos rodoviários de cargas e de passageiros."
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