Por muitos anos, era difícil imaginar os Estados Unidos sem os motores V8 de grande litragem e que consomem muita gasolina. Na Califórnia, o cenário é diferente e a aceitação da mobilidade elétrica é muito positiva. Um estudo recente apontou que há mais muito mais carregadores elétricos do que bombas de combustível no estado da costa oeste.
Tesla, Rivian e Lucid Motors nasceram na Califórnia, que tradicionalmente é também o estado que mais apresenta regras restritivas de emissões de poluentes. Vale lembrar que a Califórnia ainda tentou incentivar o uso do hidrogênio e abriga alguns pontos de recarga.
Segundo o governo da Califórnia, existem 178.549 pontos de recargas públicas ou público-privadas em todo o território. Esse número é 50% maior que a quantidade de bombas de gasolina, estimada em 120 mil segundo a Comissão de Energia da Califórnia (CEC).
A maior parte desses carregadores é do “tipo 2”, que carregam entre 6 e 19 kW de potência. No Brasil, esses equipamentos são chamados de wallbox. 16 mil equipamentos são carregadores de alta potência.
O número é ainda maior se considerarmos os carregadores instalados nas casas dos californianos. Segundo estimativas da CEC, existem cerca de 700 mil equipamentos desse tipo instalados nos domicílios em todo o estado.
Em 2023 e em 2024, 25% dos carros vendidos na Califórnia eram 100% elétricos.
Brasil está bem atrás
Apesar da Califórnia ser apenas um estado, a eletrificação por lá é muito mais avançada do que a vista no Brasil. Por aqui, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) existem 10 mil pontos de recarga somente.
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