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PICAPE HÍBRIDA PLUG-IN

GWM Poer: veja quando a rival da Ranger, Hilux e Shark vai chegar no Brasil

Picape híbrida plug-in de 408 cv já foi flagrada algumas vezes e passa por mudanças para entrar no gosto do brasileiro

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GWM Poer
GWM Poer Foto: Divulgação/GWM

A GWM está cada vez mais próxima de entrar no segmento de picapes médias no Brasil. A picape Poer já foi flagrada em testes algumas vezes e recentemente perto da fábrica de Iracemápolis (SP), com um novo visual. Camuflada, a picape exibe lanternas traseiras em LED redesenhadas, indicando atualizações em relação ao design já conhecido. 

A GWM, que já comercializa o SUV Haval H6, seu modelo mais vendido no país, com 22.832 emplacamentos em 2024, segundo a ABVE, o Ora 03 e se prepara para lançar o jipe Tank 300, também foca em competir com a BYD Shark e a JAC Hunter no mercado de picape médias, que vem sendo explorado por marcas chinesas no Brasil.

A Poer vem equipada com um motor 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros, ciclo Miller, chamado Hi4-T — o mesmo do Tank 500 —, que entrega 184 cv, aliado a dois motores elétricos que somam 163 cv. Juntos, o sistema híbrido plug-in gera 408 cv e 76,5 kgfm de torque, números que a posicionam como uma rival de peso para BYD Shark, que tem 437 cv e 65 kgfm de torque. 

A GWM tem investido em adaptações para o mercado brasileiro, ajustando suspensão e engenharia para solo nacional. A produção da Poer em Iracemápolis, confirmada pela GWM em dezembro de 2024, deve começar em 2025, junto com o Haval H6, mas o plano inicial de fabricá-la a partir de maio de 2024 foi adiado.

A montadora chinesa também aproveita para realizar ajustes no visual da picape e no projeto como um todo para atender pedidos de potenciais consumidores e clínicas, segundo a Autoesporte. 

Os planos da GWM para a Poer tiveram dificuldades. A retomada dos impostos de importação sobre veículos híbridos e elétricos pelo governo federal, em vigor desde julho de 2024, impactou a estratégia da marca. A alíquota, que chegará a 35% até julho de 2026, encarece a importação de modelos como a Poer, que inicialmente seria um dos primeiros produtos fabricados no Brasil. 

Além disso, a falta de outro veículo para compartilhar plataforma e chassi aumentou os custos de desenvolvimento, atrasando o projeto, conforme a Mobiauto. Apesar disso, a GWM segue firme com o projeto, e a Poer deve chegar entre o último trimestre de 2025, trazendo a robustez de suas 5,42 m de comprimento e a promessa de autonomia combinada entre 800 e 1.000 km.