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DEPRECIAÇÃO

Conheça os 10 SUVs que mais desvalorizaram; o seu está entre eles?

Veja a lista do segmento mais querido do Brasil e suas maiores desvalorizações no último ano

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BYD Song Plus
BYD Song Plus Foto: Divulgação/BYD

Os SUVs é o segmento preferido dos brasileiros, com quase 50% de participação nos emplacamentos, segundo a Fenabrave. Porém alguns mantêm o valor melhor que outros. Com base na tabela FIPE atual, o VRUM organizou os 10 SUVs que mais desvalorizaram em 2024. Veja a lista  que inclui SUVs compactos, médios e grandes.

 

10. GWM Haval H6 HEV

GWM Haval H6 superou rivais e é o SUV híbrido mais vendido do país pela  segunda vez

  • Preço em 2023 (modelo 2024): R$ 209.000
  • Preço atual (FIPE 2025): R$ 186.623
  • Diferença: R$ 22.377
  • Depreciação: 10,71%

O GWM Haval H6 HEV é o modelo que menos desvalorizou na lista, com uma depreciação de apenas 10,71%. O SUV chinês custava em 2023, o modelo 2024, R$ 209.000, hoje sua FIPE está em R$ 186.623. Com o aumento dos impostos sobre elétricos e híbridos feito pelo Governo Federal pelo Programa Mover, para incentivar a indústria, o Haval H6 HEV custa R$ 216.000, modelo 2025. 

Equipado com motor 2.0 turbo e um motor elétrico dianteiro, o SUV médio possui 243 cv combinados e 54 kgfm de torque, atrelado ao câmbio automatizado. Seu porta-malas tem 560 litros de capacidade e uma boa distância de entre-eixos de 2,73 m. 

Segundo a Fenabrave, a família Haval (HEV PHEV19, PHEV34 e GT) foi o carro híbrido mais vendido de 2024, com 22.893 emplacamentos, superando seu rival direto, Song Plus 19.908 unidades, conforme a ABVE. 

9. Hyundai Creta N-Line Night Edition

Topo da gama, modelo é equipado com motor 2.0 aspirado

  • Preço início de 2024: R$ 181.490
  • Preço atual (FIPE 2025): R$ 155.710
  • Diferença: R$ 25.780
  • Depreciação: 14,20%

O Hyundai Creta N-Line, variante com toque esportivo do SUV compacto, foi lançado em 2022, porém somente com motor 1.0 turbo de 120 cv. Proprietários que gostariam do motor mais potente, o 2.0 aspirado, ficavam de mãos abanando. 

Então a Hyundai criou uma versão limitada de 900 unidades chamada de Night Edition com motorização 2.0 aspirado de 157/167 cv e 19,2 e 20,6 kgfm de torque (gasolina/etanol), junto a transmissão automática de seis marchas. 

E por se tratar de uma versão limitada e especial ele tem a maior desvalorização que outras versões do Creta, com 14,20%. Por exemplo, a configuração Comfort, no início de 2024, custava R$ 129.190 e a FIPE hoje é de R$ 117.897, ou seja, a desvalorização foi só 5,8%, aceitável dentro do segmento. 

8. Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid

Chery Tiggo 5X Pro Hybrid: vale a pena investir no híbrido?

  • Preço em 2023 (modelo 2024): R$ 159.990
  • Preço atual (FIPE 2025): R$ 127.276
  • Diferença: R$ 32.714
  • Depreciação: 20,45%

O Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid, SUV compacto com motor 1.5 turbo a gasolina de 147/150 cv e sistema híbrido-leve, teve 20.159 emplacamentos em 2024, segundo a Fenabrave, porém contando coma versão Sport, a mais comercializada. A depreciação foi de  20,45%. Atualmente a versão Pro Hybrid custa R$ 142.990. 

7. Citroën C3 Aircross Feel Pack

Citroën Aircross e C3 começam 2025 com mais equipamentos

Preço em 2023: R$ 119.990
Preço atual (FIPE 2025): R$ 95.198
Diferença: R$ 24.792
Depreciação: 20,70%

Lançado no final de 2023, o Citroën C3 Aircross na versão Feel Pack (5 lugares) foi o que mais desvalorizou em todas as configurações do SUV —  essa é a versão intermediária do modelo, que tem motor 1.0 turbo de 125/130 cv e 20,4 kgfm de torque e câmbio CVT que simula sete marchas. 

Com porta-malas de 493 litros, o objetivo dele é atrair famílias grandes Sua desvalorização foi de 20,70%. Ainda em linha, o SUV é comercializado nessa opção por R$ 128.400. Já a configuração com sete lugares custa na versão Feel Pack R$ 135.700.

6. Chevrolet Equinox Premiere

Chevrolet Equinox 2022: SUV chega reestilizado e com versão esportiva RS -  Vrum - Estado de Minas

  • Preço início de 2024: R$ 247.650
  • Preço atual (FIPE 2025): R$ 192.457
  • Diferença: R$ 55.193
  • Depreciação: 22,29%

O Chevrolet Equinox na versão Premiere teve a terceira geração encerrada para a chegada da quarta geração. Sua depreciação foi de 22,29%. Seu motor é o 1.5 turbo a gasolina de 172 cv e 27,8 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas. 

5. Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe (turbo)

Renault oferece descontos de até R$ 33 mil para duas versões do Duster

  • Preço início de 2024: R$ 153.890
  • Preço atual (FIPE 2025): R$ 116.021
  • Diferença: R$ 37.869
  • Depreciação: 24,61%

O Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe  é a versão topo de linha do SUV compacto, com motorização em parceria com a Mercedes-Benz. Ele fornece 162/170 cv e 27,5 kgfm de torque que trabalha em conjunto com o câmbio CVT que simula oito velocidades. Seu porta-malas é um dos maiores da categoria, com 475 litros. 

A família Duster, ainda em linha, teve 20.705 unidades emplacadas em 2024, segundo a Fenabrave, e recebeu atualizações em janeiro de 2024. A depreciação foi de 24,61%. Atualmente, a opção Iconic Plus 1.3 TCe custa R$ 165.890.

4. Jeep Commander Limited Turbo Diesel

Jeep Commander: SUV se destaca em conteúdo, desempenho e preço

  • Preço em 2023: R$ 302.990
  • Preço atual (FIPE 2025): R$ 223.823
  • Diferença: R$ 79.167
  • Depreciação: 26,13%

O Jeep Commander na versão Limited turbo diesel, que não está mais à venda, tem motor 2.0 de 170 cv e 38,7 kgfm de torque, atrelado ao câmbio automático de nove marchas. O SUV de sete lugares, que oferece tração 4X4, possui porta-malas de 661 litros com a terceira fileira rebatida ou 233 litros com os dois bancos para cima. 

A versão Limited saiu do catálogo do Commander para dar espaço a configuração Overland. Nesse caso, a motorização 2.0 turbo diesel foi extinta nos carros da Stellantis para abrir espaço ao 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque. Nesse caso, a  Ram Rampage e a Fiat Toro também receberam essa nova motorização. 

A depreciação de 26,13% é influenciada pelo alto preço inicial e pela preferência por versões flex.

3. BYD Song Plus

  • Preço em 2023: R$ 269.990
  • Preço atual (FIPE 2025): R$ 195.270
  • Diferença: R$ 74.720
  • Depreciação: 27,67%

O BYD Song Plus, SUV médio híbrido plug-in com 235 cv combinados, têm autonomia elétrica de até 80 km, segundo o Inmetro. Ainda em linha, ele emplacou 17.908 unidades em 2024, segundo a ABVE. 

A depreciação de 27,67% é alta, já que o Song Plus custava R$ 269.990 no início de 2024, porém atualmente o mesmo modelo, que recebeu uma bateria maior de 18,3 kWh (antes era 8,3 kWh) e uma nova central multimídia giratória de 15,6 polegadas, custa R$ 244.800.

2. Jeep Compass Trailhawk 2.0 turbo diesel

Modelo da marca norte-americana faz muito sucesso no mercado brasileiro

  • Preço em 2023 (modelo 2024): R$ 260.490
  • Preço atual (FIPE 2025): R$ 188.251
  • Diferença: R$ 72.239
  • Depreciação: 27,73%

O Jeep Compass na configuração Trailhawk com motor  2.0 turbo diesel, com 170 cv e tração 4x4, era focado no off-road, mas saiu de linha em 2024 devido à queda nas vendas de modelos a diesel e às normas do Proconve L8. Sua depreciação é 27,73%, já que perdeu mais de R$ 70 mil em um ano.

1. Mitsubishi Eclipse Cross GLS

Com o reposicionamento de preços, o Eclipse Cross passará a ser comercializado a partir de R$169.990,00.

  • Preço em 2023 (modelo 2024): R$ 198.729
  • Preço atual (FIPE 2025): R$ 142.613
  • Diferença: R$ 56.116
  • Depreciação: 28,24%

Por fim, o SUV que mais perdeu valor em 2024 foi o Mitsubishi Eclipse Cross na versão GLS, com motor 1.5 turbo a gasolina de 165 cv 25,5 kgfm de torque com câmbio CVT de oito velocidades e tração 4x4.

Suas vendas estão longe de incomodar outros SUVs compactos, e teve somente 8.299 emplacamentos, de acordo com a Fenabrave, ficando atrás só do Peugeot 2008 com 7.871 (chegou em agosto de 2024), Honda ZR-V (5.917) e Ford Territory (5.631), esses dois últimos SUVs médios. Ainda em linha, a depreciação de 28,24% é a maior da lista.