x
UAI
Saiba mais

Honda substitui humanos por robôs e IA em fábricas chinesas

Montadora investe em automação para reduzir custos

Publicidade
Honda Ye P7
Honda Ye P7 Foto: Divulgação: Honda

A Honda está modernizando sua produção na China ao substituir trabalhadores humanos por robôs e inteligência artificial (IA) em sua nova fábrica de veículos elétricos em Guangzhou. A planta conta com a produção do carro elétrico Ye P7, em parceria com a fabricante local, Guangzhou Automobile Group.

A fábrica utiliza veículos guiados automaticamente (AGVs) para transportar componentes pesados, como baterias, eliminando a necessidade de intervenção humana em tarefas repetitivas. Além disso, a IA é aplicada para otimizar processos como soldagem e montagem, garantindo mais precisão e padronização, além de reduzir os custos fixos da operação.

A decisão da Honda de investir na automação, é uma resposta direta à crescente competitividade do mercado de veículos elétricos na China. Fabricantes locais, como BYD e Nio, estão dominando o setor com modelos mais acessíveis e tecnológicos, exigindo que montadoras estrangeiras adaptem suas estratégias para manter a relevância.

O Ye P7 é equipado com uma bateria de 89,8 kWh e conta com versões de tração traseira, com 268 cv, e tração integral, com 469 cv. A autonomia chega a 650 km na configuração mais eficiente e a 620 km na versão mais potente, de acordo com a montadora japonesa.

Além da Honda, pode ser que outras montadoras adotem tecnologias semelhantes para economizar os custos no futuro. A tendência de automação crescente não só reduz custos de produção, como também pode melhorar a qualidade dos veículos e acelerar o processo de fabricação, caso seja programada adequadamente.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas