Os carros elétricos estão revolucionando a indústria automotiva com suas tecnologias inovadoras. Além do torque instantâneo, o câmbio de apenas 1 marcha é outro sistema que chamou a atenção dos consumidores.
O motivo para os carros elétricos terem apenas uma única marcha é relacionado ao torque instantâneo. Como o motor tem toda a torque disponível desde 0 RPM (rotações por minuto), não é necessário outras marchas para desenvolver o veículo. Além disso, esses motores têm a capacidade de chegar a altas rotações sem perder a performance.
Devido ao torque máximo vir desde 0 RPM, esse motor não necessita de marchas curtas para arrancar, e da mesma forma, não necessita de marchas mais longas para desenvolver a velocidade. E como não há troca de marchas, o carro tem a possibilidade de acelerar o máximo sem interrupções.
Além de um bom desempenho, ter apenas uma marcha, significa que a transmissão não tem tantas peças, como a embreagem, reduzindo o custo de manutenção.
Em relação a marcha ré, alguns modelos não apresentam a marcha reversa. Na verdade, o motor elétrico inverte a rotação, permitindo que o veículo ande para trás. Há casos, como o do Audi E-Tron GT, que o modelo apresenta duas marchas, sendo uma para baixas e outra para altas velocidades.
- Acompanhe o VRUM também noYouTubee noDailymotion!