A tecnologia dos radares de velocidade média já mostrou sua eficiência fora do Brasil, tendo a fama de reduzir cerca de 19% dos acidentes nas rodovias. Diferente dos pardais tradicionais, que monitoram apenas um ponto fixo, esse sistema é dividido em duas câmeras que monitoram o veículo ao longo de um trecho determinado.
Os radares são distribuídos ao longo de um trecho em uma rodovia, com uma distância pré determinada, da seguinte forma:
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A primeira câmera registra a placa do veículo e a hora exata em que ele passou;
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Na sequência, ao passar pelo segundo radar, é feita uma nova leitura do horário em que o veículo passou;
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Após isso, o sistema calcula a média entre a velocidade em que o veículo passou nos radares dividido pelo tempo que gasto para percorrer o trecho;
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Caso a velocidade média esteja acima do limite, a infração é registrada e a multa é gerada pelo sistema.
Esse sistema é reconhecido internacionalmente por reduzir o número de acidentes, melhorando a condução dos motoristas. Que dessa forma, evitam dirigir em altas velocidades pois não são dois radares distintos e sim um sistema que funciona em conjunto.
No Brasil, esse sistema ainda se encontra em fases de testes, e não há previsão para ser oficializado. Rodovias como a BR-050 em Uberaba (MG), estão realizando testes nesses radares.
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