A terceira etapa da temporada de 2025 de Fórmula 1 será no Circuito de Suzuka, no Japão. As equipes tiveram uma semana de folga para trabalhar os dados obtidos nas primeiras corridas do campeonato mundial. Agora, é chegada a hora dos pilotos acelerarem em um dos autódromos mais conhecidos da categoria, entre os dias 4 e 6 de abril.
Os fãs brasileiros terão que assistir durante a madrugada por mais uma vez, já que essas primeiras etapas acontecem do outro lado do mundo. A disputa começará na quinta-feira (3), às 23h30 com o primeiro treino livre e, virando a madrugada de quinta para sexta-feira (4), ocorrerá o segundo treino livre, por volta das 3h.
Já o terceiro e último treino será na sexta (4) a partir das 23h30 e a classificação segue horas depois, durante a madrugada de sexta para sábado (5), com o horário marcado para às 3h. Será que uma das McLarens estará na pole position por mais uma vez?
A disputa em Suzuka não faz parte do calendário de corridas sprint da F1, portanto, o cronograma seguirá direto para a corrida oficial. As luzes vermelhas de largada se apagarão às 2h do próximo domingo (6) e todos os momentos poderão ser acompanhados através das transmissões do Grupo Bandeirantes e do streaming oficial da Fórmula 1, mediante a assinatura do serviço.
O Grande Prêmio do Japão será o primeiro desafio do novo piloto da Red Bull, Yuki Tsunoda, após a troca realizada com o neozelandês Liam Lawson que não foi bem nas duas primeiras etapas desta temporada. Outros pilotos já passaram pelo segundo assento da equipe taurina e não conseguiram lidar por completo com o carro igual ao principal piloto da Red Bull, Max Verstappen.
Em primeiro lugar do campeonato de pilotos está Lando Norris, da McLaren, com 44 pontos, sendo oito pontos a mais do que o atual campeão, Max Verstappen que está com 36. Logo em seguida vem George Russell, da Mercedes, com 35 pontos. O brasileiro, Gabriel Bortoleto, ainda não somou pontos na temporada.
O pesadelo do campeonato de equipes não parece ter fim para a Red Bull, que é a atual terceira colocada com o mesmo número de pontos de Verstappen. Acima dela vem a Mercedes, somando 57 pontos e no primeiro lugar está a McLaren, atual campeã, com 78 pontos. A Sauber, equipe de Bortoleto, encontra-se na oitava posição com os seis pontos conquistados pelo alemão, Nico Hülkenberg.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas