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CRÍTICAS RECORRENTES

Volkswagen Virtus: veja as principais reclamações do sedã

Carro da VW tem diversos pontos positivos, mas também amarga críticas recorrentes dos proprietários

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Volkswagen Virtus Comfortline 2025
Volkswagen Virtus Comfortline 2025 Foto: Divulgação: Volkswagen

O Volkswagen Virtus é um sucesso de vendas, sendo um dos sedãs com mais emplacamentos no Brasil nos últimos anos. Além do conforto, segurança e economia, o modelo lançado em 2018 também ganha o público brasileiro com seu bom espaço interno e no porta-malas - são 521 litros de espaço no bagageiro, um destaque para a categoria. 

Atualmente, o Volkswagen Virtus sai de fábrica com três tipos de motorização. Nas versões Sense, TSI MT e TSI AT, o motor é o 1.0 turbo flex, capaz de entregar 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Já nas configurações Confortline e Highline, o modelo tem motor 1.0 turbo flex, com 128 cv de potência e 20,3 kgfm de torque. 

Já o Virtus Exclusive, top de linha, é o único com motor 1.4 turbo flex, o mais potente do sedã. Ele disponibiliza até 150 cv de potência e 25,4 kgfm de torque associado a uma transmissão automática de seis marchas. Seu preço atual passou para R$ 165.990. 

Mesmo com todas as vantagens e as várias versões disponíveis, o Volkswagen Virtus também recebe algumas críticas recorrentes. Para ajudar o leitor a decidir se vale a pena ou não ter o sedã na garagem, o Portal Vrum também selecionou as principais críticas que o carro recebe. As opiniões são dos próprios donos do Virtus. 

Eixo traseiro trincado

Volkswagen Virtus 2018 é uma boa opção para quem busca carros por até R$ 70 mil
Volkswagen Virtus 2018 é uma boa opção para quem busca carros por até R$ 70 mil Foto: Divulgação

Em uma pesquisa no Reclame Aqui, foi possível encontrar diversos donos do VW Virtus reclamando de barulhos na parte de trás dos veículos. Geralmente, trata-se da quebra do eixo traseiro do carro. Uma das "vítimas" do problema foi Juliano, de Belo Horizonte (MG), que identificou a falha após rodar cerca de 90 mil km com seu automóvel fabricado em 2020.
"O Eixo traseiro é um item de grande importância para o funcionamento do veículo e uma avaria nesse grau é extremamente perigosa, afetando diretamente a segurança e colocando em risco de vida de toda a família. Entrei em contato por telefone com uma Concessionária Volkswagen para verificar sobre algum Recall em aberto. Após informar o número do chassi, me disseram que não consta o reparo e eu teria que custear todas as despesas, pois o veículo não estava coberto pela garantia", relatou.
A mesma queixa já foi feita por donos do VW T-Cross e Polo. A Volkswagen, inclusive, já fez um recall para consertar o problema. Ainda assim, há modelos mais novos que sofrem com o eixo traseiro trincado.

Câmbio automático

Volkswagen Virtus Sense estreia na linha 2025 do sedan
Volkswagen Virtus Sense estreia na linha 2025 do sedan Foto: Divulgação/Volkswagen

Há, ainda, vários relatos de clientes da VW com problemas no câmbio automático do Virtus. Os motoristas falam em algumas travas ou socos no momento das trocas de marcha. Este, por exemplo, foi o caso de Vinícius, de Campo Grande (MS).

"Já levei o carro 3 vezes à concessionária, onde me apresentaram apenas soluções paliativas, sem resolver a causa raiz do problema. A falha persiste, com o câmbio dando trancos nas trocas de marcha e o painel exibindo frequentemente a mensagem: 'Transmissão no modo de emergência'". 

Furto do sensor do piloto automático

Volkswagen Virtus 200 TSI Highline 2024 branco de frente em movimento em rodovia asfaltada
Volkswagen Virtus com motor 170 TSI pode ser adquirido tanto com câmbio manual quanto com caixa automática Foto: Lara Moreno/EM/D.A Press

Por fim, há uma crítica que também afeta os proprietários do Nivus e de outros carros da Volkswagen: o furto do radar do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que fica acoplado ao emblema da VW. Conforme relato de clientes no site Reclame Aqui, o prejuízo chega a R$ 12 mil, sendo R$ 1.600 pelo emblema, R$ 8.900 pelo radar; R$ 700 pelo eletricista e R$ 250 para a calibração do radar.