O Volkswagen Virtus é um sucesso de vendas, sendo um dos sedãs com mais emplacamentos no Brasil nos últimos anos. Além do conforto, segurança e economia, o modelo lançado em 2018 também ganha o público brasileiro com seu bom espaço interno e no porta-malas - são 521 litros de espaço no bagageiro, um destaque para a categoria.
Atualmente, o Volkswagen Virtus sai de fábrica com três tipos de motorização. Nas versões Sense, TSI MT e TSI AT, o motor é o 1.0 turbo flex, capaz de entregar 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Já nas configurações Confortline e Highline, o modelo tem motor 1.0 turbo flex, com 128 cv de potência e 20,3 kgfm de torque.
Já o Virtus Exclusive, top de linha, é o único com motor 1.4 turbo flex, o mais potente do sedã. Ele disponibiliza até 150 cv de potência e 25,4 kgfm de torque associado a uma transmissão automática de seis marchas. Seu preço atual passou para R$ 165.990.
Mesmo com todas as vantagens e as várias versões disponíveis, o Volkswagen Virtus também recebe algumas críticas recorrentes. Para ajudar o leitor a decidir se vale a pena ou não ter o sedã na garagem, o Portal Vrum também selecionou as principais críticas que o carro recebe. As opiniões são dos próprios donos do Virtus.
Eixo traseiro trincado
Câmbio automático
Há, ainda, vários relatos de clientes da VW com problemas no câmbio automático do Virtus. Os motoristas falam em algumas travas ou socos no momento das trocas de marcha. Este, por exemplo, foi o caso de Vinícius, de Campo Grande (MS).
"Já levei o carro 3 vezes à concessionária, onde me apresentaram apenas soluções paliativas, sem resolver a causa raiz do problema. A falha persiste, com o câmbio dando trancos nas trocas de marcha e o painel exibindo frequentemente a mensagem: 'Transmissão no modo de emergência'".
Furto do sensor do piloto automático
Por fim, há uma crítica que também afeta os proprietários do Nivus e de outros carros da Volkswagen: o furto do radar do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que fica acoplado ao emblema da VW. Conforme relato de clientes no site Reclame Aqui, o prejuízo chega a R$ 12 mil, sendo R$ 1.600 pelo emblema, R$ 8.900 pelo radar; R$ 700 pelo eletricista e R$ 250 para a calibração do radar.
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