A nova viatura da Polícia Federal (PF) de Santa Catarina é, nada mais nada menos que um Porsche 911 Turbo, avaliado em cerca de R$ 1,5 milhão, para uso em rondas e eventos educacionais. O modelo foi apresentado durante a inauguração da Delegacia de Migração (Delemig), em Florianópolis (SC).
O esportivo de luxo foi apreendido durante uma operação contra o crime organizado e recebeu personalização com as cores e a identidade visual da PF. Agora, será utilizado para conscientização da população sobre a apreensão de bens adquiridos ilegalmente.
O Porsche foi confiscado durante a Operação Toppare, que investigou crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Após a apreensão, a Justiça Federal autorizou o uso temporário do carro pela PF. A decisão permite que o veículo seja utilizado até sua destinação final, que pode incluir leilão ou outra incorporação oficial.
O esportivo foi adaptado para atuar como viatura ostensiva e já foi exibido ao público. A PF esclareceu que o Porsche não será utilizado para patrulhamento ou perseguições, mas sim em eventos educativos e institucionais. O objetivo principal é alertar sobre os efeitos do crime organizado e a recuperação de recursos ilícitos.
Sob o capô, o modelo conta com um motor de 580 cv de potência e 76,5 kgfm de torque, capaz de alcançar 100 km/h em apenas 2,8 segundos, tendo como velocidade máxima 320 km/h. A nova viatura também dispõe de uma transmissão automática de oito marchas.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas