O motor é o coração de um carro, e nele se encontram diversas peças que trabalham sob altas temperaturas. Por isso, é necessário sempre estar atento às revisões que devem ser feitas dentro do prazo, como trocas de óleo. Qualquer barulho fora do comum deve ser notado, para evitar problemas, que podem sair caro.
Antes de explicar o que deve ser feito, é preciso dizer o que é o famoso “motor batido”. Pode ocorrer de duas formas, sendo uma se tratando da queima de combustível, sendo feita de forma descontrolada que causa pequenas alterações que podem danificar os componentes do motor.
A outra sendo uma falha mecânica, quando alguns componentes do motor tem um desgaste excessivo, como pistões e bielas. Isso gera ruídos metálicos, que são perceptíveis ao andar com o carro. O famoso “tec tec tec tec” é um sinal de que seu motor está nas últimas.
Outro indicador que seu motor pode estar precisando de uma retífica, é a falta de potência ao andar, ou até dificuldade para acelerar. A fumaça que sai do escapamento também é um sinal, quanto densa e branca ela for, pior pode ser a situação do motor.
Caso perceba esses sinais em seu veículo, leve-o em uma oficina o quanto antes para fazer uma vistoria. A retífica é tida como uma das manutenções mais caras de um carro. O Fiat Uno, por exemplo, é conhecido por ser um dos carros usados com a manutenção mais em conta, menos a retifica do motor, que pode custar R$ 3500.
Para evitar que seu carro tenha o motor batido, é necessário estar sempre em dia com as manutenções. Trocar os fluidos na hora certa e evitar rodar com o motor superaquecido também é importante. Além disso, fique atento aos postos de combustíveis, sempre abasteça em locais confiáveis.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube no Dailymotion!