x
UAI
RELEMBRE

Papa Francisco trocou Mercedes por Hyundai e fez acordo com a VW

Líder da Igreja Católica utilizou diversos carros elétricos durante seu papado

Publicidade
Papa Francisco recebeu dois modelos Volkswagen ID.3
Papa Francisco recebeu dois modelos Volkswagen ID.3 Foto: Divulgação/VW

O papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, ficou conhecido por sua humildade, generosidade e empatia. Além de mostrar essas características nos posicionamentos de diversos assuntos delicados, o líder da Igreja Católica também apresentou tais virtudes nas escolhas dos carros do Vaticano. Abaixo, relembre alguns modelos utilizados pelo argentino desde que ele assumiu o papado, em 2013. 

Troca de Mercedez-Benz por Hyundai

Papa Francisco roda com Hyundai Santa Fé pelo Vaticano
Papa Francisco roda com Hyundai Santa Fé pelo Vaticano Foto: Reprodução/Vaticano

Em 2015, menos de dois anos depois de assumir o papado, Francisco promoveu uma mudança profunda no Vaticano. Historicamente, os papas costumam rodar pela cidade-Estado com modelos da Mercedes-Benz, marca de luxo alemã. Porém, naquele ano, fez uma substituição, adotando um Hyundai Santa Fé, modelo SUV mais barato, como "papamóvel". 

Fiat 500 L

No mesmo ano, durante uma visita ao município da Filadélfia, na Pensilvânia, o papa Francisco surpreendeu os norte-americanos ao utilizar o "modesto" Fiat 500 L. Na época, diversos veículos de imprensa dos EUA destacaram a simplicidade do Pontífice, que descartou carros mais caros da Rolls-Royce ou de outra marca glamurosa. Um ano depois da passagem do argentino pela cidade, o veículo foi leiloado por impressionantes 82 mil dólares (na cotação da época, R$ 336 mil). O dinheiro foi doado para instituições de caridade. 

Lamborghini Huracán

Lamborghini Huracán personalizada pertenceu ao papa
Lamborghini Huracán personalizada pertenceu ao papa Foto: Divulgação/Lamborghini.com

Papa Francisco, é verdade, não andou apenas com carros mais "simples". Em 2017, o líder da Igreja Católica foi presenteado pela Lamborghini como o superesportivo Huracán. Apensar disso, o argentino ficou apenas seis meses com o carro e decidiu leiloá-lo. Assim, em 2018, o veículo foi vendido por mais de R$ 3 milhões. A quantia também foi destinada para ONGs e outros intitutos. 

Toyota Mirai 

Toyota Mirai foi transformado em papamóvel
Toyota Mirai foi transformado em papamóvel Foto: Reprodução/Toyota

Com o aprofundamento do debate sobre as mudanças climáticas, Francisco também decidiu ser um exemplo para a sociedade. Prova disso é que, em 2020, o Pontífice recebeu um Toyota Mirai, movido 100% a hidrogênio. O automóvel foi incorporado à frota do Vaticano e acabou sendo utilizado pelo papa em algumas oportunidades.

Carros elétricos da Volkswagen 

Papa Francisco recebeu dois modelos Volkswagen ID.3
Papa Francisco recebeu dois modelos Volkswagen ID.3 Foto: Divulgação/VW

Três anos depois, Francisco decidiu dar um passo a mais na descarbonização. Em 2023, o Vaticano selou uma parceria com a Volkswagen para receber cerca de 40 carros elétricos da montadora alemã. O primeiro a chegar na cidade-Estado foi um ID.3. A meta do papa era não ter nenhum carro movido a combustão até 2030. 

Outros carros

Papa Francisco recebeu um Opel Ampera em 2017
Papa Francisco recebeu um Opel Ampera em 2017 Foto: Reprodução

Papa Francisco também teve ou recebeu outros carros. Em 2015, por exemplo, ele foi presenteado Opel Ampera, um modelo totalmente elétrico. Já em 2020, em uma visita a Cingapura, o Pontífice rodou pelo país com um Hyundai Ioniq 5, outro veículo 100% eletrificado.