O papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, ficou conhecido por sua humildade, generosidade e empatia. Além de mostrar essas características nos posicionamentos de diversos assuntos delicados, o líder da Igreja Católica também apresentou tais virtudes nas escolhas dos carros do Vaticano. Abaixo, relembre alguns modelos utilizados pelo argentino desde que ele assumiu o papado, em 2013.
Troca de Mercedez-Benz por Hyundai
Em 2015, menos de dois anos depois de assumir o papado, Francisco promoveu uma mudança profunda no Vaticano. Historicamente, os papas costumam rodar pela cidade-Estado com modelos da Mercedes-Benz, marca de luxo alemã. Porém, naquele ano, fez uma substituição, adotando um Hyundai Santa Fé, modelo SUV mais barato, como "papamóvel".
Fiat 500 L
En su Fiat 500 L. Qué grande que es nuestro Papa Francisco. https://t.co/Uu3NKUkmOn
— Miguel Tovar Fernández (@migueltovarweb) January 7, 2023
No mesmo ano, durante uma visita ao município da Filadélfia, na Pensilvânia, o papa Francisco surpreendeu os norte-americanos ao utilizar o "modesto" Fiat 500 L. Na época, diversos veículos de imprensa dos EUA destacaram a simplicidade do Pontífice, que descartou carros mais caros da Rolls-Royce ou de outra marca glamurosa. Um ano depois da passagem do argentino pela cidade, o veículo foi leiloado por impressionantes 82 mil dólares (na cotação da época, R$ 336 mil). O dinheiro foi doado para instituições de caridade.
Lamborghini Huracán
Papa Francisco, é verdade, não andou apenas com carros mais "simples". Em 2017, o líder da Igreja Católica foi presenteado pela Lamborghini como o superesportivo Huracán. Apensar disso, o argentino ficou apenas seis meses com o carro e decidiu leiloá-lo. Assim, em 2018, o veículo foi vendido por mais de R$ 3 milhões. A quantia também foi destinada para ONGs e outros intitutos.
Toyota Mirai
Com o aprofundamento do debate sobre as mudanças climáticas, Francisco também decidiu ser um exemplo para a sociedade. Prova disso é que, em 2020, o Pontífice recebeu um Toyota Mirai, movido 100% a hidrogênio. O automóvel foi incorporado à frota do Vaticano e acabou sendo utilizado pelo papa em algumas oportunidades.
Carros elétricos da Volkswagen
Três anos depois, Francisco decidiu dar um passo a mais na descarbonização. Em 2023, o Vaticano selou uma parceria com a Volkswagen para receber cerca de 40 carros elétricos da montadora alemã. O primeiro a chegar na cidade-Estado foi um ID.3. A meta do papa era não ter nenhum carro movido a combustão até 2030.
Outros carros
Papa Francisco também teve ou recebeu outros carros. Em 2015, por exemplo, ele foi presenteado Opel Ampera, um modelo totalmente elétrico. Já em 2020, em uma visita a Cingapura, o Pontífice rodou pelo país com um Hyundai Ioniq 5, outro veículo 100% eletrificado.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!