x
UAI
Acreditaria em alguma?

1º de abril: marcas entram na brincadeira e anunciam carros especiais

Fabricantes aproveitam data para apresentar modelos inusitados, mas que não entrarão em produção

Publicidade
BMW M2 Dakar é criação especial do dia da mentira, mas bem que poderia se tornar realidade
BMW M2 Dakar é criação especial do dia da mentira, mas bem que poderia se tornar realidade Foto: Reprodução/Instagram/BMW

O dia primeiro de abril é conhecido no Brasil e no mundo como dia da mentira. Aproveitando a tradicional data, os departamentos de marketing e comunicação de muitas empresas automotivas se divertem nas redes sociais com modelos imaginários; confira alguns “lançados” neste primeiro de abril.

Mercedes:

A Mercedes-Benz aproveitou para mostrar sua história como fabricante e ressaltar que sempre fez carros para os mais diversos tipos de necessidades, mas seus carros não cabiam nas telas dos smartphones modernos. 

Por isso, a empresa apresentou o “Verticar”, um carro vertical. “Horizontal é história. O futuro é vertical. A Mercedes-Benz apresenta um carro visionário para a era dos smartphones. Disponível somente no dia 1º de abril.

O modelo é bem criativo e traz inclusive a linguagem de design que a Mercedes-Benz costuma utilizar em seus conceitos e linhas bem fluidas. Apesar de lembrar um papamóvel, é difícil pensar como um carro tão alto faria curvas sem tombar.

BMW:

BMW M2 Dakar
BMW M2 Dakar Foto: Reprodução/Instagram/BMW

A BMW é uma das fabricantes que mais aproveita a data e apresentou dois modelos “inéditos” para o primeiro de abril. 

O primeiro foi uma edição especial do M2 batizada de Dakar, uma homenagem ao tradicional rally que leva o nome da capital do Senegal. A M2 Dakar conta com carroceria mais larga, pneus de uso em areia, faróis auxiliares, porta-objetos no teto e claro, suspensão preparada para dar mais ângulo de ataque, saída e vão livre.

A divisão de competição da marca inovou e criou uma versão de corrida de um dos modelos mais desejados da BMW nos últimos anos, o M3 Touring. Batizada de M3 Touring GT3 EVO, o modelo tem para-lamas alargados, para-choque dianteiro da M3 de competição, uma grande asa traseira e difusor no para-choque traseiro.

Peugeot:

Quem entrou na onda foi a divisão de esportes a motor da fabricante francesa. A Peugeot Sport anunciou o “retorno” da empresa à tradicional prova de subida de montanha nos Estados Unidos, o Pikes Peak Hillclimb

Com uma montagem do Peugeot 9x8, que atualmente disputa o Mundial de Endurance, a empresa francesa deixou os fãs agitados nas redes sociais. Por ter sido vencedora da competição em três ocasiões, muitos fãs da marca aguardam o retorno à prova, mas parece que não é o caso dessa vez.

Mini:

A fabricante britânica que faz parte do grupo BMW também entrou na brincadeira e apresentou seu “novo software” de buzina adaptativa que em vez do tradicional som de buzina, substitui por frases prontas.

Em situações onde o semáforo fica verde, mas o motorista à frente não se move, basta buzinar que o carro dirá “se você puder mover o carro seria ótimo”. Ou caso alguém esteja estacionando um carro muito próximo do seu Mini, a buzina diria “Opa, cuidado aí”. O vídeo é encerrado com uma “buzinada” clássica de despedida, mas que diz “até mais”.

Honda

A equipe da Honda no Reino Unido teve uma ideia criativa e inusitada. Pensando em clientes que possuem gatos, a empresa anunciou que passará a oferecer bancos com catnip, também conhecida como erva-gateira.

O catnip é conhecido por donos do gatos por sua capacidade de tranquilizar os felinos. Como viagens de carro podem ser muito estressantes para os mascotes, essa poderia ser uma medida bem-vinda para os tutores. Entretanto, apesar de ser uma ideia genial, isso não passa de uma grande brincadeira de 1º de abril.