A embreagem é um dos componentes mais importantes do sistema de transmissão do carro, permitindo a troca de marchas e o desenvolvimento do veículo enquanto ele anda. Mas assim como qualquer peça, está sujeita ao desgaste e em algum momento, necessitará ser trocada.
A principal função da embreagem é conectar e desconectar o motor da transmissão, que permite que o carro troque de marchas sem danificar outros componentes internos. Abaixo estão alguns sinais que podem ser observados, que mostram que sua embreagem já está na hora de trocar:
-
Pedal duro: Quando o pedal da embreagem está duro, ou seja, difícil de pisar;
-
Dificuldade para engatar: Caso esteja com dificuldades para engatar as marchas, como uma resistência ou arranhões;
-
O giro subindo sem resposta: Quando o giro sobe mais do que o normal, e o carro começa a patinar;
-
Tremedeira ao arrancar: Uma vibração fora do comum quando arranca com o carro;
A durabilidade da embreagem depende de diversos fatores, como a condução do motorista, o peso transportado diariamente, e a quilometragem total. Geralmente, ela dura até os 100 mil km, mas há casos em que aos 50 mil km ela já começa a dar sinais.

Para confirmar que sua embreagem está na hora de trocar, leve o carro até um mecânico e peça para que ele teste o carro. Os testes que serão feitos são:
-
Teste da patinação: Teste realizado com o carro em marcha alta e acelerando, caso a rotação do motor suba sem um ganho de velocidade, a embreagem pode estar patinando;
-
Teste do pedal: O mecânico testa o pedal enquanto dá uma volta com o carro, observando o funcionamento e possíveis desgastes.
Muitas pessoas têm o costume de andar com o pé apoiado no pedal da embreagem, o que pode causar um desgaste precoce. Além disso, evitar ficar segurando o carro no controle em subidas, e fazer trocas de marchas mais suaves. É importante também sempre manter as revisões em dia, de preferência, em um mecânico de confiança.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!