A Tesla divulgou, nesta quarta-feira (2), o balanço do primeiro trimestre de 2025. Segundo os dados computados, a montadora de Elon Musk vendeu 336.381 veículos em todo o planeta nos três primeiros meses do ano. O resultado representa uma queda de 13%, acima do esperado, em comparação com o mesmo período do ano passado, 386.810 unidades foram comercializadas.
A queda também foi registrada na quantidade de carros elétricos produzidos. Entre janeiro e março deste 2025, a Tesla fabricou 362.615 veículos, um número consideravelmente inferior em relação ao primeiro trimestre de 2024 - na ocasião, foram 433.371 automóveis construídos.
O resultado reflete o aumento de protestos contra a fabricante norte-americana desde a entrada de Musk no governo de Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos. Seja na Europa ou nos próprios EUA, a reputação da Tesla ficou arranhada com as declarações polêmicas do homem mais rico do mundo.
Outro fator que influencia no desempenho da Tesla está ligado à concorrência de outras montadoras chinesas na Europa, como a BYD, que teve aumento de 56% nos últimos meses. Fora isso, a espera por modelos atualizados, como o Model Y, também impactam no mercado.
Com este conjunto de fatores, a Tesla amarga seu pior resultado trimestral desde 2022 e também vê suas ações despencarem. Ainda assim, em entrevistas recentes, Musk tem adotado um discurso otimista, acreditando no investimento em robótica e nos carros autônomos.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!