Ao fazer uma viagem é importante fazer uma revisão antes, e estar atento ao nível de combustível. O ideal é completar o tanque antes de pegar a estrada, mas há casos em que os motoristas na pressa, esquecem, e isso pode custar caro.
Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), caso o carro seja flagrado sem combustível no meio da estrada, pode ser considerado infração média. A multa aplicada é no valor de R$130,16 e quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), por causar problemas no trânsito podendo gerar congestionamentos ou até mesmo acidentes.
Caso o carro pare no acostamento, será necessário ligar o pisca-alerta e posicionar o triângulo de emergência a pelo menos 30 metros do veículo. De acordo com o artigo 175 do CTB, caso o meio de transporte esteja parado no acostamento de forma indevida, será considerada infração gravíssima, com multa no valor de R$293,47 e sete pontos na CNH.
Se o carro obstruir a passagem de veículos na via, também será considerada infração gravíssima. Em hipótese alguma o motorista deve abandonar o carro na via, além de agravar as infrações, pode aumentar o risco de acontecer acidentes.
Caso ocorra do motorista ter essa falta de sorte, é importante sinalizar corretamente que há um problema com o veículo, e retirar o carro da via com cuidado. O ideal é acionar o seguro ou chamar um serviço de guincho para levá-lo até um posto de gasolina ou oficina mais próxima.
Antes de pegar a estrada, leve o carro ao mecânico para fazer uma revisão e observar se há algum problema com o marcador de combustível. Além disso, não viaje com o tanque na reserva ou próximo dela, abasteça antes de sair e evite maiores problemas.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!