A embreagem é um dos componentes mais importantes para o funcionamento de um carro manual, responsável por conectar e desconectar o motor da transmissão. Mas o tempo de durabilidade depende do estilo de direção, das condições de uso e da manutenção do veículo.
Geralmente, uma embreagem dura entre 50 mil até 150 mil km, depende muito da condução do motorista ou das condições que o veículo enfrenta diariamente. O uso excessivo do pedal também pode desgastar o componente.
Carregar muito peso com o carro, mais do que o limite imposto pelo fabricante, é um outro fator que pode reduzir a vida útil da embreagem.
Quando seu carro atingir uma quilometragem dentro do limite descrito acima, comece a ficar atento aos sinais. Pedal mais duro, dificuldade ao engatar marchas, cheiro de queimado e trepidações ao arrancar são os alertas mais comuns.
Caso não tenha como evitar as condições em que o carro ande, há alguns cuidados que podem ser tomados para prolongar a vida útil da embreagem. Confira:
-
Evite segurar o pé na embreagem: Quando não estiver realizando a troca de marchas não deixe o pé pressionando o pedal;
-
Não segure o carro em subidas usando a embreagem: Utilize o freio ou o freio de mão caso não tenha total segurança;
-
Troque as marchas com suavidade: Evite trocas bruscas e não force fazendo reduções desnecessárias;
-
Faça revisões periódicas: Verifique a embreagem regularmente para detectar problemas antes que piorem.
A embreagem pode durar muito tempo se for bem utilizada. É preciso ficar atento aos sinais de desgaste, e dirigir de maneira cuidadosa para evitar trocas prematuras. Se perceber qualquer sinal de mal funcionamento da embreagem, procure um mecânico para realizar uma vistoria.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!