O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou uma de suas promessas de campanha nesta terça-feira (4). Em comunicado feito na Casa Branca, o republicano anunciou uma série de impostos de produtos importados. A taxa sobre veículos que chegam de outros países será de 25%.
Em seu discurso, o mandatário norte-americano voltou a dizer que o imposto serve para proteger as montadoras dos Estados Unidos. "A Toyota vende muitos carros nos Estados Unidos, mas a GM (General Motors) não vende quase nenhum no Japão", declarou Trump.
"Empregos nas indústrias irão voltar ao nosso país. Vocês verão isso acontecer rapidamente. Vamos melhorar a nossa base industrial, abrir mais mercados no exterior e quebrar barreiras de comércio produzindo mais, e abaixando preços dos consumidores. Será a era de ouro para os americanos", continuou.
Trump também comunicou que os automóveis produzidos nos Estados Unidos poderão ser financiado com juros mais baixos. Até o momento, entretanto, o plano geral e as alíquotas não foram reveladas. De qualquer forma, esta medida também visa estimular o consumidor a comprar veículos de marcas norte-americanas.
O México será o país mais afetado com a medida anunciada por Trump. Atualmente, dos cerca de 4 milhões carros produzidos no país, 2,8 milhões são vendidos para os Estados Unidos. Os principais modelos são Ram 2500 e 3500, Toyota Tacoma, Chevrolet Equinox e Nissan Sentra.
O Brasil, por sua vez, praticamente não exporta carros para os EUA - os principais compradores são Argentina e México. Desta forma, o país não será fortemente impactado com esta tarifa.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!