A BYD superou a Tesla na venda de carros elétricos pelo segundo trimestre consecutivo. Segundo os dados divulgados nos últimos dias, entre janeiro e março, a montadora chinesa comercializou 416.388 veículos. Já a empresa norte-americana, do CEO Elon Musk, contabilizou 336.681 emplacamentos.
Os números, desta forma, mostram que a liderança da BYD no mercado de EVs parece estar cada vez mais consolidada. Entre outubro e dezembro do ano passado, os chineses também conseguiram uma boa margem sobre a Tesla, superando a concorrente em aproximadamente 100 mil carros (595.413 x 495.570).
Por que BYD superou a Tesla?
Segundo o relatório sobre carros elétricos da Counterpoint Research, empresa que fornece análises, dados e insights sobre o mercado tecnológico, os números mostram a evolução da fabricante chinesa. "A BYD está projetada para ultrapassar a Tesla pela primeira vez como a marca líder mundial de veículos elétricos a bateria em 2025, capturando uma fatia de mercado global de 15,7%", diz.
"O marco reflete a expansão agressiva da BYD possibilitada por sua liderança tecnológica e modelo de produção verticalmente integrado, tudo reforçado por forte apoio político doméstico", acrescenta o relatório divulgado nesta semana.
Além disso, a empresa analisou o impacto das polêmicas envolvendo Musk na corrida pela venda de veículos elétricos. "O CEO Elon Musk marcou um gol contra a Tesla, e estamos prestes a vislumbrar o quanto as vendas da empresa foram prejudicadas no primeiro trimestre de 2025", disse a diretora associada da Counterpoint, Liz Lee.
Por fim, o novo carregador rápido lançado pela BYD também foi colocado na balança como um dos diferenciais da montadora nos últimos meses. "Esta é uma grande oportunidade para a BYD, e se eles cumprirem a promessa de carregamento rápido, este pode ser o ponto de virada para a BYD e a história global da China BEV", finalizou Lee.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!