x
UAI
ABRIU O JOGO

CEO da Neta comenta futuro no Brasil em meio à crise financeira

Marca chinesa de carros elétricos chegou ao Brasil no ano passado, mas ainda não emplacou

Publicidade
Neta Aya
Neta Aya Foto: Divulgação/Neta

A imprensa da China noticiou, no final de março, que a Neta está com risco de falência após sofrer uma queda de 98% nas vendas e demitir funcionários. Mesmo assim, o CEO da marca chinesa de veículos elétricos, Fang Yunzhou, garante que a empresa não deixará o Brasil. 

"Admitimos o período de reformas da matriz da Neta e ajustes organizacionais importantes, mas a empresa estava sempre pensando nas possíveis soluções para essas questões para garantir a continuidade e crescimento da operação", disse Yunzhou, em comunicado divulgado nesta segunda-feira (7).

A Neta, vale lembrar, faz parte do Grupo Hozon Auto e iniciou suas operações no mercado brasileiro em 2024. "Estamos próximos de anunciar que a Neta conta com novos investimentos e está no caminho da recuperação passo a passo. A Neta continuará no mercado brasileiro", acrescentou o CEO. 

Em novembro do ano passado, a marca desembarcou ao Brasil vendendo seus carros em shoppings de cinco estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará e Espírito Santo. Já em janeiro de 2025, a marca abriu sua primeira concessionária no Rio de Janeiro. 

Com a ideia de repetir o sucesso obtido na Tailândia, a Neta visa inaugurar 30 concessionárias no Brasil até o final do ano. Por enquanto, algumas cidades com lojas confirmadas são: São Paulo, Brasília e Manaus. O objetivo é instalar as lojas em pontos estratégicos. 

SUVs

Neta X
Neta X Foto: Divulgação/Neta

Atualmente, a Neta tem dois SUVs elétricos como principais carros à venda no Brasil: o Aya e o X. O AYA é um utilitário esportivo de entrada e possui duas versões: Comfort (R$ 128.900) e Luxury (R$ 134.900) - ambas com 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,54 m de altura e 2,42 m de entre eixos. Nas duas variantes, o modelo vem com motor elétrico de 70 kW, entregando 95 cv de potência e 15,3 kgfm de torque. Com este conjunto, o carro vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e chega com autonomia de 263 km.

Já o Neta X possui três versões: 400 (R$ 194.900), 500 (R$ 204.900) e 500 Luxury (R$ 214.900). Maior que o modelo de entrada, o SUV tem 4,61 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de distância entre eixos. Fora as dimensões, o X é mais potente, sendo equipado com um motor de 163 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. O veículo chega a 100 km/h em 9,5 segundos e ainda possui uma importante autonomia de até 317 km. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!