A equipe do Portal Vrum mostra, semanalmente, os principais problemas dos carros mais vendidos no Brasil. Com uma pesquisa aprofundada na web, seja no Reclame Aqui ou nas redes sociais, é possível colher as críticas mais frequentes dos consumidores. Desta vez, o escolhido foi o Honda HR-V, o terceiro SUV mais emplacado no país no mês passado.
O utilitário esportivo chegou ao Brasil em 2015, mas sofreu mudanças impactantes em 2022, com o lançamento de sua nova geração. Desta forma, decidimos coletar apenas as reclamações do novo HR-V, que possui quatro versões: EX, EXL, Advance Turbo, Touring Turbo.
O motor da configuração EX e EXL é o 1.5 flex aspirado, com 126 cv e torque de 15,5 kgfm (gasolina) ou 15,8 kgfm (etanol), combinado ao câmbio CVT que simula sete marchas. Já as variantes Advance Turbo e Touring Turbo são equipadas com motor 1.5 turbo, que entrega 177 cv e 24,5 kgfm de torque, tanto com gasolina quanto com etanol, e também é combinado ao câmbio CVT.
Além do bom desempenho de seu motor 1.5, seja turbo ou não, o novo HR-V costuma agradar os usuários por outros motivos, como espaço interno, conforto, segurança e tecnologia. Ainda assim, alguns problemas costumam incomodar os proprietários do SUV. Veja os principais abaixo.
Suspensão
Diversos motoristas reclamaram que passaram a ouvir barulhos e ruídos na suspensão do HR-V. Um homem chamado José, morador da cidade do Rio de Janeiro, inclusive, disse que o problema apareceu poucos dias após retirar o veículo da concessionária.
"Venho, por meio desta, alertar aos futuros compradores sobre um barulho na suspensão dianteira ao andar em terreno irregular e quando dá ré no Honda HR-V 24/25", escreveu. "O chefe da oficina constatou o problema e disse que o barulho e característico do carro", acrescentou o cliente, que mostrou desapontamento com a Honda.
Injeção direta
Já outros usuários afirmam que um defeito no sistema de injeção direta do HR-V causa perda de potência. "Meu Honda HR-V 2023 com 14.600 km deu problema no sistema de emissão, perdendo potência bruscamente. Nesse momento, eu estava na Rodovia Anchieta, pista da esquerda, por Deus não aconteceu um acidente grave. Com muito sacrifício consegui chegar no acostamento, pois o carro perdeu totalmente a força potência", diz Wellington, de Diadema (SP).
Central multimídia
Há, ainda, alguns proprietários que reclamam da central multimídia do HR-V. Este é o caso, por exemplo, de Virgílio, morador de Taubaté (SP). "O bluetooth pára de funcionar do nada, desconecta o Apple CarPlay e reconecta várias vezes em um curto período, as ligações saem do multimídia e voltam para o celular. Péssima experiência", conta.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!