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Fiat Strada: Qual é o segredo de ser o veículo mais vendido do Brasil?

Entenda por que a picape é a queridinha dos brasileiros há quatro anos consecutivos

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Fiat Strada quatro portas cinza escuro modelo  na terra de frente
Fiat Strada quatro portas cinza escuro modelo na terra de frente Foto: A Fiat Strada teve 50.546 unidades emplacadas no primeiro semestre deste ano

Desde 2021, a Fiat Strada é o veículo mais vendido do Brasil, quando deixou o Chevrolet Onix, líder de 2015 a 2020,  para trás com 109.113 emplacamentos. De lá pra cá, ninguém alcança ela, porém, em 2024,  o Volkswagen Polo ameaçou a picape compacta, quando vendeu 140.177 unidades contra 144.684 emplacamentos da Strada; mesmo assim se manteve na liderança pelo quarto ano seguido.

Só no primeiro trimestre de 2025, já são 29.298 unidades (contra 21.881 do Polo), segundo a Fenabrave, mostrando que o fôlego continua. Mas o que faz essa picape compacta ser tão imbatível? É uma mistura de robustez, versatilidade, custo-benefício, economia e um domínio absurdo nas vendas diretas que explica por que ela é o xodó dos brasileiros.

A Strada nasceu em 1998 como uma picape de trabalho, feita para levar e trazer cargas. Hoje, ela é muito mais que isso. Com oito versões, da Endurance 1.3 cabine simples (R$ 111.990), perfeita para o serviço pesado, até a Ranch 1.0 turbo cabine dupla (R$ 145.990), que roda na cidade com a família sem perder o DNA utilitário. Essa flexibilidade é um dos segredos: tem Strada pra todo tipo de bolso e necessidade. 

Fiat Strada Endurance cabine simples, branca, de frente, estacionada, em foto de estúdio
Versão Endurance da Fiat Strada vem unicamente com cabine simples Foto: Fiat/Divulgação

Quer carregar 720 kg de carga em uma caçamba de 1.354 litros? A Endurance resolve. Quer levar os filhos para escola com conforto? A Freedom, Volcano, Ultra ou Ranch dá conta. Essa capacidade de agradar públicos tão diferentes – do agricultor ao pequeno empreendedor e até o pai de família – é um trunfo que a rival Saveiro, com 664 kg de carga e 924 litros de caçamba, não consegue igualar.

Mas o pulo do gato fica nas vendas diretas, que turbinam os números da Strada. Em 2024, 94.271 unidades (65,1% do total) foram para empresas, locadoras e frotistas, enquanto o varejo ficou com 50.413 (34,9%). Isso reflete o Brasil atual: um país onde o trabalho informal e o empreendedorismo pedem veículos práticos e baratos. A Endurance cabine simples é a estrela nesse segmento, escolhida por locadoras, que abastecem suas frotas para empresas, principalmente. 

Fiat Strada Ultra cabine dupla branca vista de frente
Fiat Strada Ultra cabine dupla branca vista de frente Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

A Saveiro, segunda colocada entre picapes compactas, emplacou 56.984 unidades em 2024 — menos da metade da Strada —, mostrando o abismo entre elas.

A robustez também conta história. A Strada usa eixo traseiro rígido com mola parabólica de lâmina única, um sistema simples e duro que aguenta carga pesada, ideal pras estradas esburacadas do interior. A Saveiro, com eixo de torção e mola helicoidal, é mais confortável para pouca carga, mas perde em resistência. O acerto de suspensão da Strada é perfeito para o Brasil real, onde o asfalto acaba e a picape precisa trabalhar. 

Motor 1.0 turbo da Fiat Strada Ultra 2024
Motor 1.0 turbo da Fiat Strada Ultra 2024 Foto:

Some isso a uma manutenção fácil – revisões até 60 mil km custam cerca de R$ 2.500, segundo a Fiat – e uma rede de mais de 500 concessionárias pelo país, e você tem um carro que não te deixa na mão, seja na cidade ou no sítio.

Economia é outro ponto forte. A Strada é a picape de trabalho mais econômica do Brasil, segundo o Inmetro. O motor 1.3 Firefly aspirado (101 cv na gasolina, 109 cv no etanol) faz 13 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina, e 9,1 km/l e 10,1 km/l com etanol. 

Fiat Strada Ultra e Volkswagen Saveiro Extreme, ambas 2024, de lado, estacionadas
Versões Extreme, da Saveiro, e Ultra, da Strada, são as mais sofisticadas das respectivas gamas Foto: Versões Extreme, da Saveiro, e Ultra, da Strada, são as mais sofisticadas das respectivas gamas

Já o 1.0 turbo T200 (130 cv), com câmbio CVT, chega a 12,5 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada (gasolina), ou 8,3 km/l e 9,4 km/l (etanol). Em um país onde a gasolina já passa dos R$ 6 por litro em 2025, isso pesa no bolso – e na escolha. Ou seja, é barata de manter e de rodar.

O custo-benefício fecha o pacote. Mesmo na versão de entrada, a Strada traz ar-condicionado, direção elétrica, controles de tração e estabilidade e assistente de rampa. 

Fiat Strada Tributo 125
Fiat Strada Tributo 125 Foto: Divulgação

Na topo de linha, como a Ranch, você leva multimídia de sete polegadas, capota marítima e até câmera de ré, mantendo o preço abaixo de rivais maiores como a Toro (R$ 155.990 para cima). 

O sucesso vai além dos números. A Strada virou ícone cultural no Brasil, quase um sinônimo de picape acessível. Em 2024, ela respondeu por 41,4% das vendas de picapes no país (Fenabrave). Desde o lançamento da segunda geração, em 2020, já são mais de 600 mil unidades produzidas e 2 milhões desde 1998, um marco que nenhuma concorrente chega perto. 

Tampa da caçamba da Fiat Strada tem sido alvo frequente de furto.
Fiat Strada Foto: Divulgação

A Fiat soube inovar ao longo do tempo – trouxe a cabine esticada em 1999, a dupla em 2009 e a terceira porta em 2013 –, mas foi em 2020 que ela virou o jogo, com design moderno inspirado na Toro e opções para todos os gostos. 

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