O mercado automotivo brasileiro tem se diversificado nos últimos anos, deixando de receber apenas as marcas tradicionais. As fabricantes chinesas, a exemplo da BYD e da GWM vieram para entrar de vez no mercado, não apenas com os carros de alta tecnologia, como também pelos preços baixos. Mas além dessas que já fazem sucesso por aqui, outros fabricantes estão para chegar ao Brasil nos próximos meses.
Em 2024, cerca de 177.358 carros elétricos e híbridos foram vendidos em solo brasileiro. A projeção para 2025 é aumentar esse número, ainda mais com alguns modelos chineses que serão produzidos aqui. Logo abaixo, estão as montadoras chinesas que estão vindo para o Brasil em 2025:
Geely

A Geely é a controladora da Volvo e retorna ao Brasil com foco em veículos eletrificados. O primeiro modelo será o EX5, um SUV elétrico. A marca irá divulgar detalhes da operação ainda no primeiro semestre de 2025.
GAC Motor

A fabricante foi fundada na década de 1950, e promete sete lançamentos no Brasil entre híbridos e elétricos. Vai investir cerca de US$1 bilhão no país, incluindo parcerias com universidades para desenvolver um motor híbrido flex voltado ao mercado nacional.
Omoda / Jaecoo

Ambas pertencem ao grupo Chery. Terão produção nacional na fábrica da Chery em Jacareí (SP). O primeiro modelo é o Omoda E5, com versões elétrica e híbrida leve. O Jaecoo J7 também chegará ao longo de 2025.
Riddara

A marca é focada apenas em picapes elétricas e aposta no modelo RD6. Uma caminhonete elétrica com 272 cv e 39,2 kgfm de torque, aliada à uma tração 4x2 e caçamba com 1.200 litros de capacidade. Faz um 0-100 km/h em 7,3s.
Zeekr

A marca já chegou ao Brasil com o SUV compacto Zeekr X, que além de muito luxo embarcado, ainda conta com um bom desempenho que acelera de 0-100 km/h em 3,8 segundos, com autonomia de 332 km. Outro modelo é o Zeekr 001, com dois motores, 544 cv e autonomia de 426 km.
Leapmotor

Chega ao Brasil com uma joint-venture com a Stellantis. A Leapmotor trará como opções iniciais para o mercado, o SUV elétrico C10, de 231 cv e 32,6 kgfm de torque. E o compacto T03, de 95 cv.
XPeng

Uma marca premium com foco em luxo e com muita tecnologia embarcada. Deve estrear com o SUV G6, que é o modelo mundial da marca. E futuramente, o sedã P5, conhecido pelo alto nível de luxo e sistema de condução semi autônoma.
Polestar

Também do grupo Geely, foi criada como divisão esportiva da Volvo e hoje atua com carros elétricos de alto desempenho. As vendas no Brasil começam em breve, com foco no público com maior poder aquisitivo.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!