A Tesla, uma das principais fabricantes de carros elétricos do planeta, está mais uma vez sob o holofote. Dessa vez, uma ação coletiva de proprietários acusa a empresa presidida pelo bilionário Elon Musk de alterar os hodômetros de seus carros para ultrapassarem a quilometragem coberta pela garantia mais rapidamente.
O autor do processo é Nyree Hilton, que diz que a fabricante usa um algoritmo complexo para determinar a quilometragem percorrida, em vez da distância de fato viajada.
Hilton afirma que comprou seu Tesla Model Y em Dezembro de 2022 com 36.722 milhas, e que o hodômetro de seu veículo rodou 15% mais rápido que em veículos anteriores. O autor afirma ainda que em diversas ocasiões o carro marcava 72 milhas percorridas em um dia, quando na verdade não passava de 20.
O autor alega que a Tesla usa “algorismos preditivos” e consumo de energia para determinar a distância percorrida pelo veículo. Hilton acusa a Tesla de alterar a medição do hodômetro para não ter prejuízos prestando garantia de seus veículos. Hilton afirma ter pago 10 mil dólares (R$ 57,2 mil) em reparos de suspensão, que deveriam ter sido cobertos pela garantia, o que não aconteceu por conta da quilometragem elevada.
“Com período curto de garantia e medições infladas no hodômetro, a Tesla aumenta sua receita com reparos e reduz suas obrigações com as garantias, obrigando consumidores a comprarem garantias estendidas”, acusa o processo.
Musk se pronuncia
A Tesla não divulgou nenhum posicionamento sobre o caso. Nas redes sociais, Elon Musk, CEO da empresa, chamou o processo e o argumento de Nyree Hilton de Idiota.
This is idiotic
— Elon Musk (@elonmusk) April 19, 2025
Em fóruns de proprietários da Tesla, um usuário afirmou que de fato notou alguma diferença na marcação dos hodômetros dos carros. Em 36,4 milhas percorridas, o carro apontava 39,9 milhas, uma diferença de 8,7%. Porém, essa diferença é irrisória comparada com a mencionada no processo.
Outros usuários questionam se o proprietário que processa a Tesla não confundiu o hodômetro com alguma outra função do carro como alcance da bateria, e duvidam que esses problemas apontados pelo processo sejam reais, visto que em seus carros não há nenhuma diferença tão significativa.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!