x
UAI
Polêmica

Tesla é acusada de fraudar hodômetro para não realizar garantia

Consumidores questionam fabricante por excesso de quilometragem em seus veículos

Publicidade
Acusação gravíssima pode gerar problemas graves para a empresa
Acusação gravíssima pode gerar problemas graves para a empresa Foto: Shutterstock/ divulgação

A Tesla, uma das principais fabricantes de carros elétricos do planeta, está mais uma vez sob o holofote. Dessa vez, uma ação coletiva de proprietários acusa a empresa presidida pelo bilionário Elon Musk de alterar os hodômetros de seus carros para ultrapassarem a quilometragem coberta pela garantia mais rapidamente.

O autor do processo é Nyree Hilton, que diz que a fabricante usa um algoritmo complexo para determinar a quilometragem percorrida, em vez da distância de fato viajada.

Hilton afirma que comprou seu Tesla Model Y em Dezembro de 2022 com 36.722 milhas, e que o hodômetro de seu veículo rodou 15% mais rápido que em veículos anteriores. O autor afirma ainda que em diversas ocasiões o carro marcava 72 milhas percorridas em um dia, quando na verdade não passava de 20.

O autor alega que a Tesla usa “algorismos preditivos” e consumo de energia para determinar a distância percorrida pelo veículo. Hilton acusa a Tesla de alterar a medição do hodômetro para não ter prejuízos prestando garantia de seus veículos. Hilton afirma ter pago 10 mil dólares (R$ 57,2 mil) em reparos de suspensão, que deveriam ter sido cobertos pela garantia, o que não aconteceu por conta da quilometragem elevada.

“Com período curto de garantia e medições infladas no hodômetro, a Tesla aumenta sua receita com reparos e reduz suas obrigações com as garantias, obrigando consumidores a comprarem garantias estendidas”, acusa o processo. 

Musk se pronuncia

A Tesla não divulgou nenhum posicionamento sobre o caso. Nas redes sociais, Elon Musk, CEO da empresa, chamou o processo e o argumento de Nyree Hilton de Idiota.

Em fóruns de proprietários da Tesla, um usuário afirmou que de fato notou alguma diferença na marcação dos hodômetros dos carros. Em 36,4 milhas percorridas, o carro apontava 39,9 milhas, uma diferença de 8,7%. Porém, essa diferença é irrisória comparada com a mencionada no processo.


Outros usuários questionam se o proprietário que processa a Tesla não confundiu o hodômetro com alguma outra função do carro como alcance da bateria, e duvidam que esses problemas apontados pelo processo sejam reais, visto que em seus carros não há nenhuma diferença tão significativa.