Em franca expansão no Brasil, a BYD confirmou, nesta quarta-feira (23), que vai produzir uma picape para rivalizar com a Fiat Strada, líder disparada no segmento das compactas e carro mais vendido do país nos últimos quatro anos. A marca chinesa declarou que o modelo será construído na fábrica de Camaçari, na Bahia.
A picape compacta de cabine simples e dupla será produzida no Brasil em 2026. A revelação foi feita pelo vice-presidente da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, em entrevista ao UOL Carros. Durante o Salão de Automóvel de Xangai, na China, o executivo mostrou entusiasmo com o crescimento da marca de eletrificados. "Vamos liderar no país", exclamou.
A missão, entretanto, não é nada fácil. Apenas no primeiro trimestre de 2025, a Fiat emplacou 29.298 unidades da Strada, ficando bem à frente da principal concorrente, a Volkswagen Saveiro, com 13.303 vendas no período.
Independente disso, Baldy também sinalizou que a BYD terá uma picape intermediária para disputar com a Fiat Toro e a Ford Maverick no Brasil. "O nosso carro irá agradar o segmento, que ainda deverá contar com um modelo mais robusto", comentou o vice-presidente da marca no país.
Recentemente, vale lembrar, a picape anti-Toro da BYD foi flagrada em testes na China. O modelo, que deve ser apresentado oficialmente nos próximos meses, deve ter mais de 2,7 metros de entre-eixos e comprimento acima dos 4,7 metros.
Até o momento, neste segmento, a BYD está no mercado nacional apenas com a Shark, picape média que chegou ao Brasil em outubro de 2024. O modelo híbrido plug-in, entretanto, ainda não caiu nas graças do público brasileiro.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!