x
UAI
BOM CUSTO-BENEFÍCIO

SUVs compactos até R$ 100 mil: os 5 novos que entregam mais

A lista traz modelos bem equipados da Honda, Renault, Jeep, Volkswagen e Nissan

Publicidade
Nissan Kicks Sense
Nissan Kicks Sense Foto: Divulgação/Nissan

Apesar do mercado de SUVs estar em alta, o interessado em adquirir um utilitário esportivo dificilmente consegue comprar um modelo 0 km por menos de R$ 100 mil - no momento, a única opção da categoria nesta faixa de preço é o Citroën Basalt.

Pensando nisso, o Portal Vrum decidiu reunir cinco SUVs compactos usados, mas que não são tão velhos. Todos podem ser encontrados abaixo da casa dos R$ 100 mil, segundo a Tabela Fipe, e chegam com boa motorização. Confira abaixo. 

Honda HR-V 2019 - R$ 100 mil

Honda HR-V 2019
Honda HR-V Foto: Honda/Divulgação

Para começar bem a lista, vamos sugerir o Honda HR-V na linha 2019. Na versão LX, de entrada, o modelo vem equipado com motor Flexone 1.8 de 16V, associado a uma transmissão automática. O conjunto disponibiliza até 140 cv de potência e 17,4 kgfm de torque. 

Na Tabela Fipe, o HR-V de 2019 custa exatamente R$ 100 mil, mas pode ser encontrado por menos nos sites de vendas de usados. Quando abastecido com etanol, seu consumo é de 7,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Já com gasolina, a média fica em 11 km/l na cidade e 12,3 na estrada. 

O HR-V de 2019 vem com vários itens, como freios ABS, faróis de neblina, airbags frontais, assistente de partida em rampa, ajuste do volante em altura, rodas de liga leve, controle elétrico dos vidros dianteiros, computador de bordo, conexão USB, entre outros. 

Renault Duster 2024 - R$ 100 mil

Renault Duster Intense 1.6 manual 2023, na cor prata.
Renault Duster Foto: Duster na atual geração

Se você tem R$ 100 mil na conta bancária, é também interessante analisar um Renault Duster de 2024. Este é um modelo mais novo e pode ser encontrado menos rodado. Porém, a motorização é mais fraca em comparação com o HR-V. 

O Duster 2024 vem com motor 1.6 16V Flex de 120cv e 16,2 kgf/m de torque, que trabalha em conjunto com a transmissão manual de 5 velocidades ou automática - depende da versão. O consumo com etanol é de 7,2 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada), enquanto com gasolina sobe para 8,1 (cidade) e 11,5 (estrada). 

O SUV também vem com dois airbags, distribuição eletrônica de frenagem, ar-condicionado, travas elétricas, entrada UBS, kit multimídia e outros equipamentos de segurança e conforto. 

Volkswagen T-Cross 2022 - R$ 95 mil

Volkswagen T-Cross 200 TSI
Volkswagen T-Cross 200 TSI Foto: Divulgação: Volkswagen

Um pouco mais em conta, custando cerca de R$ 95 mil, está o Volkswagen T-Cross. Em sua versão 1.0 200 TSI Sense, o carro vem com motor 1.0 200 TSI (turbo flex) com potências de 128 cv (etanol) e 116 cv (gasolina) e torque comum para ambos abastecimentos de 20,4 kgfm. 

Com números distantes no quesito de consumo, o modelo chega a consumir nas vias urbanas 7,6 km/l (etanol) e 11 km/l (gasolina), enquanto nas estradas a economia possui valores maiores de 9,5 km/l (etanol) e 13,5 km/l (gasolina). 

Os principais itens desse T-Cross são: ar-condicionado, direção elétrica, freios ABS, vidros elétricos, travas elétricas, faróis de neblina, sistema de alarme, controles de tração e estabilidade, central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, câmera de ré, sensor crepuscular e sensor de estacionamento traseiro.

Nissan Kicks 2022 - R$ 93 mil

Novo Nissan Kicks Sense branco de frente em movimento
Nissan Kicks Sense branco de frente em movimento Foto: Divulgação/Nissan

Mais uma alternativa é o Nissan Kicks 2022. Na variante Sense, o utilitário esportivo tem motor 1.6 aspirado de 114cv e 15,5 kgf/m de torque, associado ao câmbio automático. Na Tabela Fipe, o carro está custando cerca de R$ 93 mil.

O SUV consome nas vias urbanas 7,8 km/l (etanol) e 11,1 km/l (gasolina), enquanto nas estradas a economia possui valores maiores de 9 km/l (etanol) e 13 km/l (gasolina). Assim, ele fica um pouco atrás do VW T-Cross do mesmo ano. 

Alguns dos itens de destaque são: computador de bordo, sensor de farol, vidros elétricos traseiros, kit multimídia, volante com regulagem de altura, ar-condicionado e quatro airbags. 

Jeep Renegade 2020 - R$ 77 mil

Jeep Renegade Longitude AT 2.0 Diesel AT9 modelo 2020
O estilo é um dos pontos fortes do Jeep Renegade, que foi inspirado em modelo do passado Foto: Beto Novaes/EM/D.A Press

Por fim, para quem deseja gastar menos ainda, a opção é o Jeep Renegade Sport 2020, no valor de R$ 77 mil. O modelo traz o motor 1.8 1.6 E.TorQ flex, disponibilizando 139 cv de potência e 19,2 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas.

Um ponto fraco deste modelo é o porta-malas, de apenas 320 litros. Em compensação, os equipamentos são acima da média, com destaques para faróis com regulagem de altura, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento elétrico, câmera de ré e partida por botão, entre outros.