x
UAI
Multado por ajudar?

Parar para ajudar alguém na estrada, dá multa?

Parar na estrada para ajudar alguém é um gesto de solidariedade que pode salvar vidas

Publicidade
Chevrolet Celta parado no acostamento da rodovia aguardando o guincho
Chevrolet Celta parado no acostamento da rodovia aguardando o guincho Foto: Reprodução: Instagram

Quando for viajar de carro, é sempre bom checar se está tudo funcionando bem, não apenas a mecânica, como parte elétrica e condições dos pneus. Entretanto, imprevistos podem acontecer, fazendo com que você ou outras pessoas tenham problemas na estrada.

Caso você veja alguém com problema e decida parar para ajudar, saiba que isso é visto como um ato de solidariedade, e não é passível de multa. Entretanto, caso a parada não seja feita da forma correta, poderá ser considerada infração


De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), uma parada é considerada incorreta caso seja feita em locais proibidos, como em cima da faixa de acostamento, ou de modo que apresente perigo aos outros condutores. Caso essa parada seja feita de forma imprudente, será considerado infração grave, com multa de R$195,23 e 5 pontos na CNH.

Pisca-alerta
O pisca-alerta deve ser ligado para sinalizar alguma emergência Foto: Divulgação

Além de parar da forma correta, há outros meios que devem ser seguidos para se ajudar alguém sem ser multado. O pisca-alerta deve ser usado não apenas pelo carro que está com problema, como também por aqueles que foram socorrer. 


Outro modo de auxiliar será utilizando o triângulo de emergência, que deve ser posicionado a pelo menos 60 metros de distância atrás do último carro estacionado. Qualquer um desses modos que não for seguido corretamente, será aplicada uma multa grave.


E quem está pedindo ajuda?

Triângulo de sinalização em frente a carro estragado
O triangulo deve ser posicionado a pelo menos 60 metros atrás do veículo Foto: Divulgação

Para quem estava precisando de ajuda, além de parar da forma correta e usar os métodos ditos acima. A pessoa não será multada, dependendo do problema que o veículo aparentar ter. 


  • Pneu furado: Nesse caso, não haverá necessidade de multas, visto que é uma situação fora do controle do motorista;

  • Pane seca: Em caso de pane seca, a responsabilidade de abastecer o veículo antes de viajar era sim do motorista, por tanto será considerada infração média, com multa no valor de R$130,16 e 4 pontos na CNH. 

  • Más condições: Outro caso que é responsabilidade do motorista, no entanto, a multa (ou as multas) serão aplicadas de acordo com o estado do veículo.


Apesar disso, em casos de pane mecânica ou acidente real, é comum que as autoridades de trânsito relevem as penalidades. Visto que são consideradas reais situações de emergência, desde que haja a sinalização adequada.