x
UAI
Muito mais que elétricos!

GWM surpreende e cria motor V8 bi-turbo e o trata como "arma secreta"

Novidade da GWM deve ser usada somente em segmentos ultra luxuosos

Publicidade
Motor V8 da GWM foi principal atração da marca no Salão de Xangai
Motor V8 da GWM foi principal atração da marca no Salão de Xangai Foto: Divulgação

A indústria automotiva está se destacando no cenário global por conta dos veículos elétricos e híbridos plug-in que oferece. Porém, a GWM surpreendeu ao apresentar um novo motor V8 bi-turbo durante o Salão do Automóvel de Xangai

Segundo a marca chinesa, o motor esteve em desenvolvimento por diversos anos e é considerado pela GWM uma “obra-prima dos motores chineses de grande deslocamento” e também uma “arma secreta” para ser utilizada no segmento de luxo.

Esse deverá ser inclusive a aplicação desse motor, que está planejado para ser utilizado na marca premium Wey, que irá começar um processo de expansão para outros mercados além da China. Entretanto, os SUVs da linha Tank também devem usar esse propulsor.

Apesar de V8, híbrido plug-in

Segundo James Yang, executivo da marca chinesa, o novo V8 será utilizado em conjuntos híbridos plug-in. A prioridade será sempre usar a eletricidade na maior parte do uso urbano, mas em situações de alta demanda como ultrapassagens, o V8 a gasolina entrará em ação.

Outra situação de alta carga do motor é quando o veículo está rebocando algum dispositivo. Segundo Yang, esse é o cenário ideal de utilização do novo V8 da GWM. 

Tradicionalmente, as picapes grandes dos Estados Unidos como Ram 1500, Ford F-150 e Chevrolet Silverado, usam motor V8 a gasolina e apresentam grande capacidade reboque, será que a GWM pretende entrar nesse segmento?

Tank 300 pode receber esse motor

Como já mencionado, os produtos da submarca Tank terão o novo V8 à disposição. Atualmente, o maior motor oferecido por essa linha é um V6 bi-turbo de 360 cv de potência, e os modelos oferecidos (300, 400, 500, 700) podem receber o novo propulsor.

Em entrevista ao portal australiano Drive, Yang afirmou que o Tank 300, recém apresentado no Brasil, pode vir a contar com essa motorização.

Motor GWM Tank 300
Motor 2.0 turbo a gasolina é novidade na linha GWM no Brasil Foto: Divulgação/GWM

“O Tank 300 é muito customizável e personalizável. Na China há diversas versões e edições especiais que já foram lançadas. Esse V8 é algo que está em consideração, especialmente para países com direção do lado direito [como é o caso da Austrália]”, afirmou o executivo.

No Brasil, um dos focos do GWM Tank é o baixo consumo de combustível, e oferecer um V8, ainda que híbrido plug-in não parece ser algo extremamente atrativo para o consumidor, fora os custos extras. 

Esse não é o primeiro motor de oito cilindros apresentado pela GWM. Em maio do ano passado, a empresa também apresentou um motor de oito cilindros, mas que será aplicado na motocicleta Souo S2000.