x
UAI
A PARTIR DE 2026

Uber vai contar com "Kombi" elétrica autônoma; veja detalhes

Empresa de aplicativo utilizará o conhecido ID Buzz em sua frota

Publicidade
ID Buzz, da Volkswagen, entrará na frota da Uber
ID Buzz, da Volkswagen, entrará na frota da Uber Foto: Divulgação/Uber/Volkswagen

Uber e Volkswagen anunciaram, nesta quinta-feira (24), uma parceria que promete revolucionar o mercado de transporte privado urbano nos próximos anos. Em 2026, a empresa de aplicativo estreará, na cidade de Los Angeles, o seu serviço de robotáxis com a "Kombi" elétrica autônoma da VW, o já conhecido ID Buzz.  

Segundo o comunicado, o ID Buzz escolhido para realizar o serviço será o de entre-eixos alongado, capaz de levar ao menos sete passageiros. Desta forma, a Uber espera ter, na próxima década, uma grande frota de carros autônomos da Volkswagen circulando pelos maiores municípios dos Estados Unidos. 

As empresas iniciaram, neste ano, os testes de robotáxi nos EUA, mas com motoristas de segurança ao volante para monitorar o comportamento dos veículos e do sistema de direção autônoma. A expectativa, segundo o site norte-americano "TechCrunch", é que o serviço seja totalmente autônomo apenas em 2027.

O CEO da Volkswagen Autonomous Mobility, Christian Senger, ressaltou a importância da parceria para a montadora. "A Volkswagen não é apenas uma fabricante de automóveis — estamos moldando o futuro da mobilidade, e nossa colaboração com a Uber acelera essa visão" disse o executivo. 

Senger, ainda, ressaltou que a Volkswagen foi escolhida pela Uber por dois motivos: "Expertise em fabricação em larga escala com tecnologia de ponta e um profundo conhecimento das necessidades de mobilidade urbana", finalizou. 

A circulação de carros autônomos é permitida nos Estados Unidos, mas vem chamando atenção negativamente após uma série de acidentes. No Brasil, recentemente, a Câmara dos Deputados passou a debater a regulamentação desses veículos. A discussão do tema, entretanto, ainda pode ser considerada em estágio inicial. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!