Milhares de brasileiros têm a oportunidade de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem gastar um centavo. Em vários estados, os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) adotam o programa CNH Social, onde os participantes podem participar das aulas (teóricas e práticas) e fazer as provas sem qualquer custo. As taxas para realização de exames e de emissão do documento também são isentas.
Os selecionados para o programa podem optar entre primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), adição de categoria para quem já possui CNH ou até mesmo mudança para categorias D ou E. O objetivo da CNH Social é aumentar a inclusão social e ampliar as oportunidades de emprego.
Apesar disso, é preciso atender alguns critérios para poder aderir ao programa. A iniciativa visa, principalmente, atender a população de baixa renda, que não consegue arcar com os custos para tirar a CNH, que giram em torno de R$ 2.500 a R$ 4.000, dependendo da região do Brasil. Abaixo, veja quem pode participar e mais detalhes sobre a CNH Social.
Quem pode participar?
Cada Detran define quais são os critérios para poder se inscrever na CNH Social. Geralmente, há exigência de comprovação de renda familiar baixa (até 1 salário mínimo e meio ou 2 per capita) e educação formal (ter concluído os estudos). Além disso, o interessado precisa estar inscrito em programas sociais, como o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Quais estados têm CNH Social?
Antes de verificar o período de inscrição para a CNH Social em 2025, é preciso verificar se o Detran do seu estado participar da iniciativa do governo federal. Atualmente, há 19 unidades federativas que aderem o programa. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os estados mais populosos, estão nesta lista.
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Pará
- Paraíba
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- Rondônia
- Roraima
- Sergipe
Como se inscrever?
O interessado em participar do CNH Social deve entrar no site do Detran de seu estado para se informar sobre o período de inscrições. É recomendado manter os dados do CadÚnico atualizados para ter mais chances de conseguir entrar na lista de aprovados - sim, cada Detran define um número de vagas para o programa.
Passo a passo:
- Confira seus dados no CadÚnico
- Acesse o site do Detran de seu estado;
- Preencha o formulário de inscrição;
- Selecione a modalidade de sua preferência (A, B, etc);
- Aguarde a divulgação dos resultados.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!