x
UAI
FIQUE DE OLHO

Chevrolet Cruze: veja os principais defeitos apontados pelos donos

Modelo saiu de linha em 2023, mas permanece sendo importante no mercado de usados

Publicidade
Chevrolet já não produz nem o hatch, nem o sedan da gama Cruze
Chevrolet já não produz nem o hatch, nem o sedan da gama Cruze Foto: Chevrolet/Divulgação

O Chevrolet Cruze saiu de linha em 2023, mas ainda é considerado um carro importante no Brasil. No mercado de usados, na carroceria sedã, o modelo ficou na 38ª posição dos modelos mais vendidos no país durante o ano passado, com 65.761 unidades comercializadas, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). 

Fabricado na Argentina, o Cruze teve duas gerações no mercado brasileiro: a primeira, lançada em 2011, e a segunda, em 2016. A linha mais recente chamou atenção pelo bom desempenho do motor 1.4 turbo flex, consumo de combustível relativamente baixo para um sedã médio, dirigibilidade e estabilidade, além de um bom nível de equipamentos.

Mesmo assim, o Chevrolet Cruze também possui defeitos. Em uma pesquisa feita nas redes sociais e no Reclame Aqui, site que permite a interação entre consumidores e empresas, o Portal Vrum viu queixas importantes dos donos. Abaixo, nós listamos alguns dos problemas mais recorrentes da segunda geração do modelo. 

Volante descascando 

Chevrolet-Cruze-Midnight-preto-de-frente
Chevrolet-Cruze-Midnight-preto-de-frente Foto:

Diversos donos da 2ª geração do Cruze relataram que o volante desbota ou descasca após pouco tempo de uso. Este foi o caso, por exemplo, do paranaense Wesley, de Missal (PR), dono de um veículo fabricado em 2019. 

"Isso é um problema crônico do Cruze, visto que a maioria dos carros desse modelo apresentam esse defeito. É realmente decepcionante um carro desses com um voltante com qualidade tão ruim", comentou. 

Luz de freio quebra com facilidade

Este é outro problema que não está relacionado com a mecânica, mas é visto com certa frequência, segundo os proprietários. O brake light, luz de freio superior, costuma quebrar sem qualquer batida ou choque. 

"Em 2023, já havia registrado uma reclamação sobre a quebra espontânea do brake light do meu Cruze LT 1.4 2017, sem qualquer impacto ou motivo aparente. Esse problema é amplamente relatado por outros proprietários. Exijo uma solução da Chevrolet, pois um problema estrutural como esse compromete a integridade do veículo e não deveria ser ignorado. Aguardo um retorno urgente", disse Willian, de Bom Princípio (RS). 

Câmbio com problema

Chevrolet Cruze Sport6 hatch RS 2022 vermelho de frente em movimento
Chevrolet Cruze Sport6 hatch RS 2022 vermelho de frente em movimento Foto:

Por fim, outro defeito relatado com frequência entre os donos do Cruze tem relação com o câmbio. Geralmente, os veículos não costumam identificar a posição "P" da transmissão automática. As falhas também acontecem nos carros mais novos, como no caso abaixo, um Cruze LTZ 2019 com menos de 20 mil km rodados. 

"O mesmo vem apresentando um problema crônico e tendo um vício oculto onde em síntese, ao se colocar a alavanca do câmbio automático na posição "P", o veículo não reconhece a posição de estacionamento e acusa no painel a mensagem "Mude marcha para estacionar", nos colocando em risco ao tentar desligar o veículo", declarou Ivan, de Santo André (SP). 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!