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UAI
EXEMPLO?

Ônibus com câmeras é a nova arma contra carros irregulares para multar

Em Sacramento, ônibus flagram carros em ciclovias e pontos com câmeras

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Na Califórnia (EUA), ônibus para transporte público multam carros irregulares em ciclovias com IA
Na Califórnia (EUA), ônibus para transporte público multam carros irregulares em ciclovias com IA Foto: Reprodução

Os ônibus em Sacramento, Califórnia, viraram “espiões” das ruas, usando câmeras para multar carros parados em ciclovias e pontos de ônibus. Com inteligência artificial, o sistema flagra placas e deixa motoristas espertinhos no prejuízo. Aqui no Brasil, a CET de São Paulo já usa agentes e carros com câmeras para fiscalizar.

Em Sacramento, mais de 100 ônibus do Sacramento Regional Transit (SacRT) foram equipados com câmeras frontais que filmam e fotografam carros estacionados onde não devem. A tecnologia usa inteligência artificial da empresa Hayden AI, que identifica infrações, como parar em ciclovias ou pontos de ônibus, e envia os dados pro SacRT. Lá, fiscais revisam as imagens antes de aplicar multas, garantindo que ninguém seja punido por engano.

O projeto começou em dezembro de 2024, focado em pontos de ônibus, e emitiu 2.740 advertências em 60 dias. Desde o dia 14 de abril, as câmeras passaram também a incluir ciclovias, com advertências até 12 de junho. A partir de 13 de junho, multas reais começam, com valores que podem chegar a US$ 100 (cerca de R$ 550). 

O intuito dessa novidade é proteger ciclistas, que precisam desviar para o meio da rua quando carros bloqueiam ciclovias, e garantir que os ônibus circulem sem atrasos.

E no Brasil?

Aqui, multas por estacionamento irregular são velhas conhecidas, mas a tecnologia não está nos ônibus. Em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) usa agentes de trânsito e carros com câmeras por todo o lado para flagrar infrações, como parar em vagas de Zona Azul sem pagamento ou em locais proibidos (art. 181, XVII, do Código de Trânsito Brasileiro – CTB). A multa é de R$ 195,23 (infração grave, cinco pontos na CNH), e pode ter até guincho.

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Motorista de VW Gol estaciona em ciclovia, na Rua Professor Morais Foto: Motorista de VW Gol estaciona em ciclovia, na Rua Professor Morais

No Rio de Janeiro, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) também fiscaliza com agentes, mas sem câmeras automatizadas. Em Sorriso (MT), ônibus do transporte coletivo ganharam videomonitoramento neste mês de abril para fiscalizar o trajeto dos motoristas, áudios, partidas e paradas, tudo isso para segurança dos passageiros, e não para multar carros. 

No Brasil, onde ciclovias como as de SP e Rio são cada vez mais usadas, o problema é parecido. Em fevereiro de 2024, SP registrou mais de 34 mil infrações por veículos trafegando em ciclovias ou ciclofaixas, segundo o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). A multa por esse ato ilegal é grave, com cinco pontos na CNH e infração de R$ 195,23. 

Essa moda pega no Brasil?

Trazer câmeras de ônibus pro Brasil não é tão simples. Instalar e manter o sistema em 100 ônibus de Sacramento custou US$ 1,5 milhão (R$ 8,2 milhões), fora a infraestrutura de IA. Em SP, onde existem cerca de 12 mil ônibus, o investimento seria astronômico.